Mutirões da Emsurb mantêm limpas as diversas áreas da capital
Segundo explica o assessor de comunicação da Emsurb, Helber Andrade, a idéia dos mutirões foi implementada na gestão anterior da prefeitura e, desde então, recebe elogios das comunidades beneficiadas, por conseguir atender a contento a demanda de pedidos por serviços de limpeza. “A Emsurb desenvolveu e aperfeiçoou uma sistemática de trabalho diferenciada para atender a Zona Norte, que historicamente não têm o mesmo serviço regular de limpeza da Zona Sul. Observamos as necessidades diferenciadas da população e adaptamos o atendimento, já que infelizmente não podemos estar limpando toda a cidade diariamente”, informa.
Ainda de acordo com Helber, o processo de mutirão tem uma programação já definida. Há bairros que são atendidos de dois em dois meses, outros de três em três, a depender da carência de cada um. Este mapeamento possibilita que toda a cidade seja visitada pela Emsurb. “É bom lembrar que as zonas Sul e Norte são diferentes não apenas na localização, mas também na concepção. A Sul foi planejada. A Norte foi crescendo de forma desordenada e apresenta, por exemplo, irregularidades na pavimentação, declives, travessas e vielas. Em função disso, não podemos operar nesta região da mesma forma”, disse.
A metodologia apresenta bons resultados. Primeiro, porque o número de reclamações da população diminuiu. Segundo, porque os pontos de lixo espalhados pela cidade – que são um indicativo de quanto uma comunidade é beneficiada ou não pela presença freqüente de um trabalho de limpeza – diminuíram consideravelmente desde 2001: de 700 para cerca de 300 hoje. Atualmente, recebem visitas dos mutirões da Emsurb os bairros Industrial, Santo Antônio, 18 do Forte, Porto Dantas, Japãozinho, Palestina, Veneza, Bugio, Jardim Centenário, Santos Dumont, Lamarão, Soledade, Manuel Preto, Sagrada Família e Cidade Nova.
Helber, contudo, lembra que apesar de haver uma programação definida para os mutirões, muitos dos bairros da periferia recebem ações pontuais da Prefeitura de Aracaju. Quando, por exemplo, caem as fortes chuvas, criando lama ou derrubando galhos das árvores, a Emsurb se faz presente na localidade antes mesmo do período planejado. “A necessidade da comunidade é a prioridade. Em casos emergenciais, enviamos uma equipe menor para resolver um problema específico”, avisa.
A Emsurb lembra ainda a população que a solicitação de pedidos de qualquer serviço prestado pela empresa pode ser feita pelo telefone 0800-284-1300. “Se a pessoa, por exemplo, estiver fazendo uma obra em casa e não tem onde colocar o entulho, ou podou uma árvore e não tem onde jogar os galhos, basta ligar para agendarmos uma visita e recolhermos o material”, ensina Helber.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Mutirões da Emsurb mantêm limpas as diversas áreas da capital – Foto: Ascom/Emsurb