Mutirão pretende controlar disseminação do caramujo gigante africano em Lagarto
Em virtude do alto índice de disseminação do caramujo gigante africano no povoado Colônia Treze, no município de Lagarto, a Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em parceria com a Prefeitura daquele município, realiza na manhã desta sexta-feira,14, o Dia ‘D’ de Controle ao Caramujo Gigante Africano, cujo objetivo é estimular a população na prática da catação do molusco.
Nesse dia, toda a população da comunidade Nova Descoberta será visitada e, na oportunidade, serão coletados os caramujos existentes nos arredores das residências e nos pomares na presença do prefeito de Lagarto, Valmir Monteiro, do supervisor local da Emdagro na Colônia Treze, Paulo Alves, e do técnico da Defesa Vegetal Ismar Francisco.
“O que nós queremos com esse movimento é mostrar aos populares que o controle ao caramujo gigante africano deve ser constante por parte de todos, não esperando apenas as ações do poder público”, disse o Paulo Alves, supervisor da Emdagro orientando que, para que seja feita a catação do molusco, é necessário tomar alguns cuidados. “Quem for catar o caramujo deverá fazer sobre a proteção de luvas descartáveis e sacos plásticos, para que não seja contaminado por ele e deverá observar embaixo de entulhos e de telhas, ao redor da casa, dentre outros lugares que o molusco gosta de ficar”.
Já o técnico da Defesa Vegetal da Emdagro, Ismar Francisco, afirma que, diferentemente de algumas partes do país, em Sergipe o caramujo gigante africano é uma praga urbana. “Essa disseminação do caramujo está acontecendo da área urbana para a área agrícola, o que difere de outras regiões do país e até do mundo, que se dá o inverso”.
- Mutirão pretende controlar disseminação do caramujo gigante africano em Lagarto – Foto: Ascom/Emdagro