Músicos sergipanos elogiam concertos diferenciados da Orsse em 2013
A temporada 2013 da Orquestra Sinfônica de Sergipe (Orsse), realizada pelo Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e pelo Instituto Banese tem surpreendido a cada novo concerto. Alguns, em especial, ganharam destaque do público pela inovação e pelo variado repertório escolhido, que agrada também os músicos sergipanos que vêem e/ou participam dessas apresentações.
No mês de junho, por exemplo, dois concertos da Orquestra Sinfônica tiveram grande destaque. O primeiro deles foi realizado no dia 2 e homenageou a música popular brasileira e sergipana, com a presença do grupo Cataluzes e do grupo de Choro Brasileiríssimo. Já o segundo foi o primeiro concerto junino do grupo, realizado no dia 20, às vésperas do São João, e contou com a presença do forrozeiro Erivaldo de Carira e de sua filha Thaís Nogueira.
Os dois concertos encantaram o público e deixaram os músicos da Orsse e convidados extremamente satisfeitos com o resultado. “Fiquei muito honrado com aquele concerto, pois toda a minha família foi homenageada, mas também por estar do lado da Orquestra Sinfônica em uma apresentação histórica e que celebrou o forró e as tradições juninas do nosso Estado”, afirma o forrozeiro Erivaldo de Carira.
Ele destaca ainda a importância do trabalho que a Orquestra Sinfônica tem desempenhado em Sergipe nos últimos anos e o diferencial deste projeto que uniu a música clássica com o forró sergipano de raiz. “Espero que dêem continuidade a esse trabalho, pois é uma prova da parceria entre a música sergipana dos diversos gêneros e esta música rica que é produzida pela Orquestra”, completa.
Quem também elogia este trabalho diferenciado que tem sido realizado pela Orquestra Sinfônica é o músico Oswaldo Gomes. Integrante do grupo Cataluzes, ele já subiu ao palco com a Orsse duas vezes, mas para ele, este concerto que celebrou a música sergipana foi inesquecível. “Sem dúvidas uma das melhores apresentações que já fizemos”, analisa. Ao ser questionado sobre como avalia o trabalho da Orquestra Sinfônica de Sergipe, o músico é categórico. “Fantástico. Um grupo com um nível excelente e que só tende a melhorar cada dia mais”, ressalta.
Grupo comemora
A receptividade do público e dos músicos que participam dos concertos como convidados sempre é muito bem vista pelos músicos do grupo e pela Secretaria de Estado da Cultura, órgão ao qual a Orsse está vinculada. “A promoção desses concertos surgiram da idéia de aproximar a sinfônica da produção musical local e atrair o público desses artistas para os concertos”, explica a secretária Eloísa Galdino.
O maestro titular e diretor artístico do grupo, Guilherme Mannis, tem opinião semelhante à da secretária. “Aracaju é uma cidade de muitas manifestações musicais e ficamos felizes em poder, com esses concertos, unir algumas delas”, acrescenta.
Para Daniel Nery, maestro assistente do grupo e que foi responsável pela regência nesses dois concertos, as apresentações revelaram um pouco da essência da música brasileira. “Os nossos convidados reúnem a cultura e a tradição do nosso Estado, indo ao encontro do projeto da Orsse de fomentar a produção local, fortalecendo a interlocução com os movimentos culturais sergipanos, e levando a nossa cultura ao país”, avalia.
O músico James Bertisch, que é chefe de naipe dos tímpanos e percussão da Orsse e que no concerto que homenageou a música brasileira produziu os arranjos para o grupo Cataluzes, lembra que a apresentação foi inesquecível e que marcou uma aproximação entre a Orquestra e a música popular de Sergipe. “É muito importante para a cultura do Estado ter esse intercâmbio desses gêneros culturais”, analisa.
Patrocínio
A temporada 2013 da ORSSE é uma realização do Governo de Sergipe, através da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), e do Instituto Banese. Conta com patrocínio do Ministério da Cultura, via Lei Rouanet, e do Banco do Estado de Sergipe (Banese).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Músicos sergipanos elogiam concertos diferenciados da Orsse em 2013 – Concerto de música brasileira Foto: Marcelle Cristinne