Museu de Arte Sacra de São Cristóvão será reaberto dia 4 de dezembro
Na manhã desta terça-feira, 6, um encontro provocado pela Secretaria de Estado da Cultura (Secult) reuniu, na Cúria Metropolitana de Aracaju, representantes da Fundação Museu de Arte Sacra e pessoas ligadas à cultura, ao turismo e ao patrimônio histórico de Sergipe para discutir a reabertura do Museu de Arte Sacra de São Cristóvão, gerenciado pela fundação homônima que é ligada à Arquidiocese. Ficou definido que a unidade museal, fechada desde 10 de outubro, voltará a receber visitas em 4 de dezembro.
Entre os presentes na reunião estavam os secretários de Estado da Cultura em exercício, Marcelo Rangel, do Turismo, Elber Batalha, e o subsecretário de Patrimônio Histórico, Luís Alberto. Participaram ainda do encontro a superintendente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional em Sergipe (Iphan/SE), Terezinha Oliva, e a secretária da Cultura de São Cristóvão, Aglaé Fontes, além da coordenadora do programa Monumenta em Sergipe, Tatiana Costa.
Segundo Marcelo Rangel, a partir de agora, serão reunidos os esforços de todas as entidades envolvidas para devolver o museu ao público. “Na última reunião nos colocamos à disposição da Fundação para ajudar a reabrir esse museu. Hoje, deliberamos que cada instituição aqui presente fará sua parte, cuidando da sua área específica, para resolver os problemas mais urgentes e para que possamos reabrir o museu no início do mês de dezembro”, reforçou.
O vice-presidente da Fundação Museu de Arte Sacra, padre Hernane Romero, explicou por sua vez que o museu está fechado temporariamente para o público externo, mas que está sendo executado internamente um trabalho de organização de projetos e estudo das melhores condições para que ele pudesse ser reaberto.
“Através desta reunião definimos a data de reabertura e alguns outros pontos da alçada administrativa, de segurança e de conservação do prédio, ou seja, pontos que precisavam ser ajustados com esses parceiros da área de cultura”, explicou. Romero acrescentou ainda que a presença das secretarias estaduais foi de fundamental importância na reunião, principalmente da Subpac por se tratar do órgão do Estado que possibilita a realização de novos convênios.
O fechamento do museu aconteceu no dia 10 de outubro, decisão tomada pela Fundação Museu de Arte Sacra. Desde então, a Subpac tenta reabrir as portas do local, um dos principais pontos turísticos sergipanos, situado na praça São Francisco, que desde 2010 é considerada patrimônio da humanidade.
O subsecretário, Luiz Alberto, considerou o resultado da reunião positivo. Segundo ele, a discussão foi essencial para o ajustamento dos órgãos responsáveis pelo museu, um patrimônio da humanidade, que não deve permanecer fechado. “Nossa responsabilidade não é apenas com os visitantes sergipanos, mas com os turistas que vêm de todo o mundo para conhecer um dos locais de maior acervo sacro do Brasil. Por isso, desde o dia em que o museu foi fechado que pensamos em soluções para resolver esta situação”, destacou.
Quanto às questões de segurança para os turistas e capacitação para os funcionários, Luiz Alberto acrescentou também que a Subpac compromete-se a buscar meios de sanar essas dificuldades. Em relação aos reparos que precisam ser realizados no telhado e em outras partes do museu, a superintendente do Iphan/SE, Terezinha Oliva, afirmou que serão efetuados e que estarão prontos noventa dias após o início das ações de conservação.
Para o subsecretário de Patrimônio, Luiz Alberto, o Museu de Arte Sacra de São Cristóvão é um importante reduto da história sacra de Sergipe, e que precisa estar disponível para o público que visita a cidade. “Ele está localizado na Praça São Francisco, Patrimônio da Humanidade, e isso por si só já traz uma importância muito grande a este museu. Por isso estamos unindo forças de todas as frentes para reabri-lo e disponibilizar seu rico acervo à população”, finalizou.
Para o secretário de Estado do Turismo, Elber Batalha, a reunião foi bastante proveitosa. “A Setur veio com o objetivo de auxiliar nas soluções para o problema. Algumas ações ainda faltam ser resolvidas, mas estão em andamento. Nos preocupamos com um patrimônio como o Museu de Arte Sacra. É um museu reconhecido pela ONU, e de suma importância para o turismo em Sergipe. São Cristóvão é um dos principais destinos turísticos do nosso estado, e com certeza a reabertura desse museu irá fomentar o turismo sergipano”, completou.
Localização
O Museu de Arte Sacra de São Cristóvão foi fundado em abril de 1974, e fica localizado na Praça São Francisco, atualmente eleita como Patrimônio da Humanidade.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Museu de Arte Sacra de São Cristóvão será reaberto dia 4 de dezembro – Foto: Ascom/Secult