Mural da Orlinha do bairro Industrial retrata o cotidiano dos pescadores
Em toda sua extensão, o muro irá representar imagens que remetem à vida pacata das pessoas que vivem na antiga prainha e extraem do mar o sustento. “Iremos mostrar a vida grandiosa e pacata dos pescadores, com pinturas de peixes, lagostas, barcos e vários aspectos relacionados à vida deles”, diz Fábio Sampaio. Além dessas imagens, o mural vai apresentar também pinturas que contam a história do bairro Industrial, um dos mais antigos da capital sergipana. “Vamos fazer uma ligação com o passado, pintando postes e luminárias que marcavam o bairro no século XIX”, conta o artista plástico Laécio.
Para compor a beleza do novo mural, os trabalhos artísticos estão sendo executados por meio de duas técnicas: pintura e grafite. “A pintura no muro é como se fosse uma pintura normal, feita em tela e com cavalete, já na técnica do grafite iremos utilizar spray e máscara. As pessoas irão passar por aqui e ver uma mensagem”, afirma Fábio Sampaio, enquanto executa a atividade com o auxílio do colega Laécio e mais três pintores.
A representação da vida urbana será feita a partir de uma imagem que irá transmitir uma mensagem para os observadores. “Vamos pintar a figura de uma grande cabeça em perfil, que se abre e de onde saem diversas coisas e idéias. A figura é chamada de ex-votos e a mensagem é a promessa de que as pessoas se abram também e acompanhem a evolução da cidade”, explica Fábio Sampaio, artista plástico há 12 anos, responsável pela pintura de importantes murais na cidade.
Satisfação
Os moradores do bairro Industrial percebem a riqueza e a importância de cada detalhe que a obra executada pela Prefeitura de Aracaju está provocando na Orlinha. “Esse muro está ficando muito bonito, está bem melhor do que antes e vai dar mais presença”, destaca Alexandre Costa Santos, 19 anos.
Para quem vive no local desde a mocidade, a nova feição que o bairro Industrial está adquirindo é enxergada com satisfação. “Moro aqui desde garota e estou achando muito boa toda a obra que está sendo feita. Está ficando tudo ótimo e vai valorizar muito o bairro”, enfatiza Maria Ferreira, 70 anos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Mural da Orlinha do bairro Industrial retrata o cotidiano dos pescadores – Fotos: Wellington Barreto