Município de São Cristóvão recebe programa Bem Mulher neste sábado
Neste sábado, 24, residentes no município de São Cristóvão serão beneficiadas pelo programa Bem Mulher, uma iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde (SES) executada pela Fundação Estadual de Saúde (Funesa). Os atendimentos vão acontecer das 8h às 17h, no Colégio Estadual Professora Glorita Portugal, localizado no conjunto Eduardo Gomes.
O público-alvo do programa é formado por mulheres com idade entre 25 e 59 anos. Elas terão acesso a exames preventivos do câncer de colo uterino e de mama, bem como poderão se submeter ao teste rápido para detecção do HIV (vírus da Aids). Antes, participarão de oficinas que abordam temáticas relacionadas à saúde da mulher.
Nessas oficinas, elas aprenderão a se proteger de doenças sexualmente transmissíveis e receberão informações sobre planejamento familiar. Após a palestra, caso a mulher manifeste o desejo de realizar a laqueadura tubária, para esterilização definitiva, ou inserir o Dispositivo Intrauterino (DIU), método anticoncepcional, ela é devidamente encaminhada.
Para esta edição do programa, a Funesa espera atender 1.200 cidadãs de São Cristóvão. Desde que o Bem Mulher foi lançado, em março do ano passado, cerca de 15 mil mulheres de Sergipe foram beneficiadas em 32 municípios, além do Presídio Feminino (Prefem), em Aracaju.
A mais recente edição aconteceu no dia 10 deste mês, em Santana do São Francisco e Neópolis, localizados na região do Baixo São Francisco. Na oportunidade, 968 mulheres se cadastraram. O exame citopatológico (de lâmina) foi o mais procurado, somando 890 atendimentos. Já o exame clínico de mama totalizou 540 procedimentos e o teste para HIV, 273.
- Município de São Cristóvão recebe programa Bem Mulher neste sábado – Fotos: Márcio Garcez/SES