Mulheres do bairro São Carlos aprendem a cortar e costurar roupas em malha
“Eu sonhava em fazer o curso, mas nunca tive essa oportunidade que estou tendo agora. Eu fazia outro de cabeleireira, mas quando soube que ia ter esse, deixei o outro, porque sempre tive vontade de aprender a costurar. Eu tenho uma máquina antiga e fazia coisas simples, mas de corte não sabia nada e agora já sei”, contou a aluna satisfeita, já pensando em futuramente poder adquirir uma renda extra para a família com a nova profissão que está aprendendo.
É exatamente esse o objetivo dos diversos cursos profissionalizantes que a Fundat oferece gratuitamente nos bairros da cidade; capacitar pessoas simples, como Dona Rosineide e como as demais 14 mulheres da comunidade inscritas nas aulas, preparando-as para serem capazes de gerar renda. Isso é confirmado pela instrutora do curso Rosalina Sampaio. “Elas vão se tornar independentes, poderão ter uma produção própria e uma renda extra”, disse.
De acordo com a instrutora o curso básico de corte e costura voltado para malha, possui carga horária de 100 horas e as orientações estão sendo bem assimiladas pelas dedicadas alunas. “A maioria delas já tinha uma noção na área e vem para se especializar. Elas já estão fazendo shorts, saias e blusas e estão empolgadas em fazer um curso mais avançado. Além disso, elas recebem instruções de como trabalhar a mesma modelagem como qualquer tipo de tecido”, explicou a instrutora.
Antes de iniciada a parte prática do curso, as alunas também tiveram 10 horas/aula de noções de Relações Humanas. São conceitos e técnicas de convívio interpessoal, inclusive no ambiente de trabalho, que são passados em todos os cursos oferecidos pela Fundat.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Mulheres do bairro São Carlos aprendem a cortar e costurar roupas em malha – Fotos: Márcio Garcez