Mudanças e nova rotina do Cenam são elogiadas por representante do Unicef
Às 8h da manhã, as aulas do ensino regular começam. Divididos em turmas de GF1, que vão do 1º ao 5º ano, e GF2, do 6º ao 9º ano, adolescentes se alocam em uma das quatro salas de aula reformadas. Depois do almoço, atividades desportivas, aulas de informática e atividades culturais preenchem o horário dos adolescentes. À noite, é hora de eles freqüentarem cursos profissionalizantes, como o de textura em parede e montagem e manutenção de microcomputadores.
A rotina descrita é a dos socioeducandos do Centro de Atendimento ao Menor (Cenam). A partir da implementação de um projeto pedagógico, a unidade mudou a forma de dialogar com os adolescentes em conflito com a lei. "O importante é, além de educar, que não haja casos de reincidências", disse diretor de Medidas Sócio-Educativas da Fundação Renascer, tenente-coronel Henrique Rocha.
Na última terça-feira, 4, a unidade recebeu a visita oficial de projetos do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) para os estados da Bahia e Sergipe, Salvador Soler. Ele conheceu as instalações e acomodações dos adolescentes e conversou com a professora de ensino fundamental Miriam Feitosa, para conhecer melhor o atendimento pedagógico realizado com os adolescentes. Na avaliação de Soler, a proposta pedagógica que está sendo aplicada é eficaz.
"A proposta pedagógica que está sendo aplicada atualmente para os adolescentes é eficaz e consistente, a mudança é perceptível. Ainda precisam ser tomadas algumas resoluções, como uma melhor estruturação física do prédio e a construção de uma área em que os adolescentes possam ter um maior contato com a natureza", salientou Soler após a visita.
Mudanças
Para o diretor do Cenam, Anselmo Pereira, esse foi um dos grandes motivos para que as fugas diminuíssem. "Quando chegamos, a única atividade que era oferecida para os meninos era futebol. A partir do momento em que oferecemos uma melhoria para eles, as fugas reduziram drasticamente", afirmou Anselmo.
A coordenadora-técnica do Cenam, Grace de Oliveira, pontuou algumas ações da unidade. "Nunca haviam sido ofertados cursos para esses jovens no período da noite. Hoje, cursos profissionalizantes são disponibilizados, alguns em parceria com o Senac, como o de textura", explicou Grace. "O próximo que queremos ofertar é o de pintura automotiva. Como esse necessita de informática, tivemos a preocupação de ofertá-lo já no período de férias, em janeiro".
Cultura
As atividades culturais também renderam bons frutos. A turma de hip hop, que tem aulas aos sábados, já pretende gravar um CD. "O professor selecionou alguns alunos do Cenam e da Unidade de Medida Sócio-educativa Provisória para que eles gravem um CD, a parir do material produzido durante as aulas", contou Grace. Outro projeto inédito dentro da unidade é o religioso. "Este está sendo posto em prática agora. Teremos espaço para católicos, evangélicos e espíritas", informou.
Várias mudanças estão sendo feitas na unidade. A construção de um prédio que abrigará sala de informática, auditórios e sala de arte está em fase final. "Vamos passar para o segundo módulo de formação para os educadores, que nunca existiu; compramos equipamentos de rádio; adquirimos detectores de metal para garantir a integridade dos visitantes; estamos implantando uma biblioteca; ganhamos computadores do Banese; já formamos duas turmas de informática", enumerou o tenente-coronel Rocha.
Equipe
Para o tenente-coronel Henrique Rocha, um dos motivos da melhoria do Cenam é fruto de uma política de diálogo e união entre os diretores e coordenadores das quatro unidades de medidas sócio-educativas da Fundação Renascer.
"O problema que sofre o Cenam é o mesmo problema da Unidade Sócio-Educativa de Internação Provisória, da Unidade Sócio-educativa Feminina, da Unidade de Semi-liberdade. Esse espírito de união faz com que todos se envolvam nas dificuldades de cada unidade. É um corpo só trabalhando para efetivação das medidas sócio-educativas", explicou.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Mudanças e nova rotina do Cenam são elogiadas por representante do Unicef – Foto: Cenam