Moradores do Lamarão querem a construção de ciclovia na Euclides Figueiredo
Conforme decisão dos moradores foram escolhidas como prioritárias as seguintes demandas: Drenagem e pavimentação de 19 vias entre ruas e travessas do bairro; os mesmos serviços para a avenida Lamarão, rua Del Rey e dos loteamentos Goré, Maria Isabel, Pousada Verde e Jardim das Pedras.
Outras demandas escolhidas pelos moradores foram a reforma e ampliação da Pré-escola Dr. Carlos Fernandes Mello; sinalização, construção de acostamento e ciclovia das avenidas Euclides Figueiredo e Paulo Figueiredo; e construção de creche no bairro Lamarão.
Durante a plenária, o secretário Extraordinário de Participação Popular, Anderson Farias, mostrou aos moradores as obras executadas pela Prefeitura de Aracaju mediante pedidos das demandas feitas em anos anteriores. Entre as obras realizadas estão a pavimentação e drenagem da travessa oito e na rua nove, limpeza de galeria existente na rua oito, urbanização da praça do Lamarão. Além da recuperação do posto de saúde, reconstrução de 21 casas e ampliação de duas salas da Escola Sérgio Francisco.
De acordo com Antônio Cassimiro de Abreu, 57 anos, aposentado, o Orçamento Participativo “é a melhor forma de governar de uma administração, sempre com o povo”.
Para o radialista Fábio Henrique, que participou da plenária no Lamarão, o Orçamento Participativo se tornou uma forma das pessoas incluírem as reivindicações da comunidade no orçamento do ano de 2004.
Durante a plenária foram eleitos os seguintes delegados: Adriano Geraldo Santos; Maria de Lourdes Guimarães da Conceição; Paulo Thiago dos Santos; Genivaldo Santos Silva; Manuel Ferreira de Souza; Rosilene Gonzaga dos Santos; Iran Higino dos Santos; Antônio Cassimiro da Silva; Manuel Messias Bispo dos Santos; Zaqueu dos Reis da Silva; Wagner César dos Santos e Shirley Alessandra A. de Góis.
Já os delegados suplentes eleitos foram: José Dionísio dos Santos; Rosicleide Santos Silva; Givanilton do Carmo Oliveira; Ana Aparecida de Matos; Maria José da Silva Menezes; Antônia Rosa dos Santos Batista; Josefa dos Santos; Aeliton Oliveira Santos; Nair de Andrade Pereira; Cleiton de Oliveira e Alexandre Barreto Andrade.
OP Mirim
Mais de 80 crianças estavam reunidas na plenária do OP Mirim. Dividida em três salas, a garotada se divertiu com as brincadeiras da Companhia de Arte Mafuá, sempre buscando mostrar o lado real da vida.
Na plenária mirim as crianças apresentaram 19 propostas, entre elas, uma que mostra a sua preocupação com o aumento da violência no bairro. Eles defenderam um policiamento mais rigoroso e permanente para diminuir a alta criminalidade do bairro. Além desse, eles se preocuparam com a falta de saneamento básico, brinquedos nas praças, feiras de ciência e culturais, entre outros.
O candidato eleito a vereador mirim foi Eugênison Gomes Cariri, 11 anos, 5ª série, com o projeto de oficina de bonecos. Ele solicitou também o aumento do número de grupos folclóricos em Aracaju.
Na abertura da plenária ocorreu a apresentação do grupo de Flauta Clarim da Paz, formado por crianças do bairro. O grupo é coordenado pelo professor de música José Reginaldo dos Santos. “O objetivo do projeto é tirar os meninos da criminalidade e fortalecer a auto estima dos garotos”, afirma. Os meninos tocaram ao som da flauta a música Titanic e Asa Branca.[/vc_column_text][/vc_column]
[vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Moradores do Lamarão querem a construção de ciclovia na Euclides Figueiredo – Fotos: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie