[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Mais de 300 moradores do bairro Lamarão participaram na noite de ontem, dia 20, de mais uma plenária do Orçamento Participativo da Prefeitura de Aracaju. Da reunião que ocorreu na Escola Municipal Sérgio Francisco da Silva, foram apresentadas pela comunidade 30 demandas.
Conforme decisão dos moradores foram escolhidas como prioritárias as seguintes demandas: Drenagem e pavimentação de 19 vias entre ruas e travessas do bairro; os mesmos serviços para a avenida Lamarão, rua Del Rey e dos loteamentos Goré, Maria Isabel, Pousada Verde e Jardim das Pedras.
Outras demandas escolhidas pelos moradores foram a reforma e ampliação da Pré-escola Dr. Carlos Fernandes Mello; sinalização, construção de acostamento e ciclovia das avenidas Euclides Figueiredo e Paulo Figueiredo; e construção de creche no bairro Lamarão.
Durante a plenária, o secretário Extraordinário de Participação Popular, Anderson Farias, mostrou aos moradores as obras executadas pela Prefeitura de Aracaju mediante pedidos das demandas feitas em anos anteriores. Entre as obras realizadas estão a pavimentação e drenagem da travessa oito e na rua nove, limpeza de galeria existente na rua oito, urbanização da praça do Lamarão. Além da recuperação do posto de saúde, reconstrução de 21 casas e ampliação de duas salas da Escola Sérgio Francisco.
De acordo com Antônio Cassimiro de Abreu, 57 anos, aposentado, o Orçamento Participativo “é a melhor forma de governar de uma administração, sempre com o povo”.
Para o radialista Fábio Henrique, que participou da plenária no Lamarão, o Orçamento Participativo se tornou uma forma das pessoas incluírem as reivindicações da comunidade no orçamento do ano de 2004.
Durante a plenária foram eleitos os seguintes delegados: Adriano Geraldo Santos; Maria de Lourdes Guimarães da Conceição; Paulo Thiago dos Santos; Genivaldo Santos Silva; Manuel Ferreira de Souza; Rosilene Gonzaga dos Santos; Iran Higino dos Santos; Antônio Cassimiro da Silva; Manuel Messias Bispo dos Santos; Zaqueu dos Reis da Silva; Wagner César dos Santos e Shirley Alessandra A. de Góis.
Já os delegados suplentes eleitos foram: José Dionísio dos Santos; Rosicleide Santos Silva; Givanilton do Carmo Oliveira; Ana Aparecida de Matos; Maria José da Silva Menezes; Antônia Rosa dos Santos Batista; Josefa dos Santos; Aeliton Oliveira Santos; Nair de Andrade Pereira; Cleiton de Oliveira e Alexandre Barreto Andrade.

OP Mirim

Mais de 80 crianças estavam reunidas na plenária do OP Mirim. Dividida em três salas, a garotada se divertiu com as brincadeiras da Companhia de Arte Mafuá, sempre buscando mostrar o lado real da vida.
Na plenária mirim as crianças apresentaram 19 propostas, entre elas, uma que mostra a sua preocupação com o aumento da violência no bairro. Eles defenderam um policiamento mais rigoroso e permanente para diminuir a alta criminalidade do bairro. Além desse, eles se preocuparam com a falta de saneamento básico, brinquedos nas praças, feiras de ciência e culturais, entre outros.
O candidato eleito a vereador mirim foi Eugênison Gomes Cariri, 11 anos, 5ª série, com o projeto de oficina de bonecos. Ele solicitou também o aumento do número de grupos folclóricos em Aracaju.
Na abertura da plenária ocorreu a apresentação do grupo de Flauta Clarim da Paz, formado por crianças do bairro. O grupo é coordenado pelo professor de música José Reginaldo dos Santos. “O objetivo do projeto é tirar os meninos da criminalidade e fortalecer a auto estima dos garotos”, afirma. Os meninos tocaram ao som da flauta a música Titanic e Asa Branca.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.