[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O progresso promovido pelo Sergipe Cidades não se limita apenas às obras de infraestrutura, como construção de praças e pavimentação granítica, presentes em todo o interior sergipano, mas também em edificações que têm como foco incentivar o desenvolvimento social da população.

Programa resultante entre parceria firmada do Banco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Governo do Estado, o Sergipe Cidades concluiu a execução de uma quadra de esportes coberta, com arquibancada, no município de Pedra Mole, a 95 km de Aracaju.

Conhecida como a capital sergipana do vaqueiro e grande produtora de milho e abóbora, muito em breve a cidade, situada em um vale cercada por uma cadeia de serras no agreste central sergipano terá uma quadra coberta com arquibancada como opção de lazer para os pouco mais de três mil moradores pedramolenses.

Segundo o prefeito Cleverton Santos, a cidade obteve ganhos importantíssimos com a obra construída pelo Governo. “A quadra trouxe benefícios para Pedra Mole desde o início, pois gerou mais de 20 empregos diretos. Atualmente, é o maior orgulho dos moradores, principalmente para os adolescentes e desportistas, pois, agora, eles dispõem de um lugar apropriado para treinar e praticar suas modalidades preferidas” declarou.

Cleverton acrescenta que o Governo do Estado não faz ideia do quanto contribuiu com essa obra. “Ao trazer essa quadra coberta, o Sergipe Cidades resgata o incentivo ao esporte no município e faz com que os desportistas locais possam se preparar ainda mais para eventos importantes na área, como os Jogos da Primavera e a Copa TV Sergipe de Futsal”, revelou o prefeito.

100% de aceitação

De acordo com o professor de matemática e vereador do município, Edilson Andrade, a obra já é uma das edificações mais importantes da cidade. “A população está muito satisfeita com a quadra; a comunidade estudantil, então, nem se fala. O anseio para que ela seja logo inaugurada é imenso”, declarou.

Ele ressaltou que os benefícios trazidos pela obra serão permanentes. “Todos nós sabemos o quanto o esporte é primordial, principalmente nos dias de hoje. A aceitação tem sido de total, uma vez que a quadra beneficiará alunos das oito escolas do município e campeonatos serão criados”, analisou o professor, que leciona em três estabelecimentos de ensino.

Quem também comunga com as afirmações de Edilson é o colega parlamentar Aluizio Santos. “Não bastasse ser um prédio muito bonito e bem construído, o local vai trazer renda para o município, uma vez que, devido à sua dimensão, alguns eventos culturais poderão ser realizados nesse mini-ginásio, pois chamá-lo apenas de quadra é até injusto”, opinou.

Realce

Aluno do sétimo ano do ensino fundamental, Lucas José, 13 anos, já comemora a construção da quadra. “Ficou uma maravilha, vai ser bom porque, além de ser um local adequado para jogarmos futebol, existe a cobertura que nos protegerá do sol e da chuva quando estivermos praticando nossas aulas escolares de educação física”, contou.

Já Igor Santos, 12, diz estar ansioso para a quadra ser inaugurada. “Vai ser bom tanto para nós, que jogamos futebol, quanto para quem pratica ou tem vontade de praticar outro esporte e não tinha um espaço adequado. Agora, o sol e a chuva não vão mais atrapalhar as aulas de educação física”, comentou o estudante do sexto ano do ensino fundamental.

Moradora do município há 12 anos, a dona de casa Edenilza de Jesus, 32, afirma que a obra deu nova vida à cidade. “Muito boa essa ação do Governo do Estado, pois é um grande investimento para o município e vai proporcionar aos jovens uma opção para praticar atividades esportivas. Isso sem contar que a quadra realçou, valorizou e deu um destaque à cidade, já que de longe ela é logo percebida”, observou.   

Legado Esportivo

Localizada na Avenida Augusto Franco e tendo como fundo a ‘Serra do Renato’, a quadra coberta com arquibancada está interligada à Escola Estadual Augusto Franco, e recebeu investimentos no valor de R$ 1.309.126,47 e possui 1.449,10 m² de área construída.

Segundo o fiscal da obra, André Bittencourt, o espaço segue os padrões desenvolvidos pelo Sergipe Cidades em outros municípios. “O local onde a quadra foi construída valorizou sua imponência e como existe uma escola vizinha, foi colocado um portão para facilitar o acesso a ela”, destacou.

“Toda a estrutura metálica da quadra é feita em concreto armado, a cobertura é em telha de alumínio trapezoidal, a pavimentação é em piso de alta resistência e todo o contorno é de piso em concreto desempolado”, descreveu André.

Ele completa ainda que todas as regras de engenharia e arquitetura foram seguidas à risca. “O direito à acessibilidade é garantido por meio de rampas de acesso, piso tátil no entorno e interior da quadra e nas vagas de estacionamento. É importante destacar que no projeto paisagístico foi utilizado grama esmeralda e preservado um pé de jenipapo existente no terreno. Vale lembrar que algumas mudas de plantas foram colocadas e integram-se ao jardim, deixando-o ainda mais bonito”, reiterou.

Para o Secretário Estadual do Desenvolvimento Urbano, Antonio Sérgio Ferrari Vargas, a obra implantada em Pedra Mole ficará na história. “É direito a todo cidadão o acesso ao esporte e ao lazer. Ao levar benefícios desse porte, o Sergipe Cidades não apenas imprime a marca de um governo comprometido com o bem estar da sua população, mas, principalmente, deixa um legado na área esportiva sem precedentes”, enfatizou.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.