Moradores de Itabi e Capela participam da conferência do meio ambiente
Dos 69 municípios agendados com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) para realização da IV Conferência Municipal do Meio Ambiente em suas cidades, oito já realizaram os debates. Iniciadas no mês de abril, a etapa Municipal das conferências será finalizada em Junho, dando sequência à realização das conferências das etapas Regionais e a Estadual. Nesta terça-feira, 22, as conferências municipais aconteceram, simultaneamente, nas cidades de Itabi e Capela.
As conferências municipais são uma preparação para a Conferência Nacional do Meio Ambiente, que chega a sua quarta edição com o objetivo de contribuir para a implementação da Lei 12.305/2010, que trata da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS).
A 4ª CNMA vem discutindo a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) em quatro eixos: Produção e Consumo Sustentáveis; Redução dos Impactos Ambientais; Geração de Emprego e Renda; e Educação Ambiental. De acordo com o coordenador municipal da conferência de Itabi, Thiago Meneses, a população foi avisada da conferência por meio de convite formal da prefeitura, e ainda, através de divulgação em carro de som.
“O município é pequeno e as chuvas no campo colaboraram para um número não muito expressivo de participantes na conferência. Muitos estão na lavoura. Mas os que vieram, serão multiplicadores dos debates ocorridos aqui”, destaca Thiago Meneses.
Assentado do Movimento Sem terra “Seguidores de Canudos”, Valciro Elias de Resende cita a importância dos integrantes do MST no debate. “Lá no assentamento não há coleta. Levamos o lixo gerado para um local e tocamos fogo. Essa situação terá fim com aas mudanças que a política de resíduos traz, beneficiado todas as comunidades do Brasil com destino final correto e organização de associações de catadores”, diz.
“O fato de a população participar de um dos eixos escolhidos já demostra o interesse da população do município em querer participar de todo o processo que pede a iniciativa geral, dos governos e da sociedade”, considera a vice-prefeita de Itabi, Goretti Resende.
“A coleta da cidade ainda é feita de carroça. Não é o ideal, pois o material depositado vai caindo pelo caminho. Outra coisa é a disciplina da população, de não colocar o lixo no ponto indicado para a perfeita coleta”, comenta o vereador Nêgo de Esmerina.
Capela
O número de participantes na IV Conferência Municipal de Capela foi bem expressivo. Cerca de 300 pessoas, entre estudantes, quilombolas, assentados, professores, estudantes, organização não governamental, poder público municipal e trabalhadores rurais participaram das discussões.
A coordenadora da Unidade de Conservação do Refúgio de Vida Silvestre Mata do Junco, Augusta Barbosa, comentou sobre a importância da comunidade local estar envolvida com os eixos norteadores da conferência.
“Ao redor da UC existem alguns povoados. São as comunidades do Miranda, Lagoa Seca e Campo Grande. O lixo gerado é uma preocupação constante, pois não é diferente de outros povoados e assentamentos. Ele é queimado e os riscos de incêndios são sempre eminentes”, aponta.
O secretário de meio ambiente do município de Capela, Pedro Alves, ressalta a contribuição de todos, gestores e sociedade em geral, para o sucesso da política de resíduos no país. “É um compromisso de todos, pois todos, sem exceção, produzem o lixo”.
Presente na conferência, Valdinete Paes, técnica ambiental da Semarh, e que faz parte da equipe comissão interna das conferências em Sergipe, explicou o processo das conferências em Capela. “Duas situações especiais ocorrem. A primeira é o recolhimento das propostas geradas pelo município nas discussões; e a segunda é a eleição de delegados, os quais representarão o município nas demais conferências que irão ocorrer”, frisou.
Mais conferências
Nessa quarta-feira, dia 22, será a vez da 4ª Conferência Municipal de Meio Ambiente dos municípios de Itabaiana e Campo do Brito. Na quinta-feira, 23, a conferência será em Riachuelo. Já no dia 24 de maio, acontecerão conferências em quatro municípios: Simão Dias, Arauá, Propriá e Japoatã.
No sábado, dia 25, a IV Conferência Municipal do Meio Ambiente: Resíduos Sólidos, ocorrerá no município de Areia Branca. O calendário completo com as datas das conferências em Sergipe poderá ser visualizado através do site da Semarh.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]