[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

As obras de recuperação e proteção do manancial de abastecimento de água do município de Divina Pastora, a Fonte dos Padres e Fonte Boa Cica, executadas por uma firma contratada pela Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso), repercutiram de forma bastante positiva entre a população local. As fontes são importantes não só para o abastecimento de água da região, mas pelo seu significado ecológico.

Os dois mananciais estavam absolutamente abandonados há vários anos, oferecendo risco de contaminação da água com o uso para serviços domésticos. As obras incluíram cuidados especiais em sua execução por estarem as fontes em uma reserva de Mata Atlântica.

O aposentado João Batista dos Santos, de 74 anos, conhece bem a região das fontes e a considera uma riqueza da natureza para a vida. Lamentou por muito tempo o estado de abandono em que o local permaneceu e ressalta que a iniciativa foi muito importante para os moradores do município. "Todo o meio ambiente que protege as fontes continua preservado e isso é motivo de orgulho para os habitantes desta cidade", declarou.

João Batista fez questão de observar que as obras realizadas pela Deso lhe deixam tranqüilo com relação à água que bebe, pois a estrutura que protege as fontes há anos estavam danificadas e precisavam de melhorias.

Para Maria Eunice, moradora de Divina Pastora há mais de 40 anos, as obras realizadas pela Deso garantem a preservação das fontes e da qualidade da água que é captada no local. Acostumada com a situação degradante em que as fontes se encontravam, Maria Eunice não esconde a satisfação pela recuperação executada. "Foi uma mudança para melhor. Antes, as fontes ficavam desprotegidas, motivo que preocupava os moradores da cidade. Mas agora ficou tudo ótimo", exclamou, ao ver de perto a nova estrutura construída pela Deso.

Lixo

Maria Eunice e João Batista relatam que as fontes estavam tomadas pelo mato e pelo lixo, pois as pessoas faziam uso das instalações abandonadas e deixavam o lixo no local. Por serem bastantes conhecidas da população, as captações eram utilizadas para banho e lavagem roupa, entre outros usos. Havia ainda o risco de acidentes por conta da depredação que as instalações sofreram. Não havia portas, telhado, cerca de proteção e as paredes ameaçavam desabar.

Nas obras das fontes dos Padres e Boa Cica foram investidos R$ 46 mil com a reforma da estrutura física, a recuperação das casas de captação, reconstrução do muro e do alambrado, pintura externa e interna, recuperação da parte elétrica e instalação de lâmpadas. O telhado foi totalmente reconstruído, com a substituição das peças de sustentação que estavam corroídas por cupins e ameaçavam desabar. As telhas, que estavam quebradas e cheias de lixo, foram substituídas por telhas ecológicas, seguindo recomendação de órgãos ambientais.

Na Fonte da Boa Cica, foi construído um chafariz para evitar o acesso das pessoas à área interna de captação e facilitar o controle sobre a operação da bomba. Na Fonte dos Padres, foi feito o azulejamento da área interna da casa de captação.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.