Moradores de Capela realizam campanha de doação de sangue
Com o objetivo de estimular a população do município de Capela para o serviço de doação de sangue, há três anos o funcionário público José Luciano mobiliza amigos e familiares para doar sangue no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). A primeira campanha deste ano foi realizada nesta quarta-feira, l7, com um grupo de treze pessoas.
Para Luciano, a iniciativa é uma forma de incentivar outras pessoas a se solidarizar com a causa. “As pessoas que vieram para o Hemose doar, acreditam que o gesto do grupo pode mobilizar outros municípios. A doação é simples, rápida e faz uma diferença enorme na vida de quem necessita”, destacou ele.
De acordo com o Serviço de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, as parcerias com instituições públicas e privadas junto com iniciativas individuais que partem de moradores dos municípios contribuem bastante com o estoque de sangue da unidade.
“A participação das instituições nos ajuda a motivar e divulgar a ideia. As pessoas chegam com o sentimento de ajudar o próximo e essa a finalidade principal da doação de sangue. Trabalhamos para desmistificar os pontos em torno do procedimento”, pontuou Fátima Basto.
Motivação
Entre o grupo de treze pessoas nem todos puderam doar. Mesmo assim, ficaram acompanhando até o fim da coleta dos colegas. O doador Moises Andrade dos Santos, 39 anos, foi o primeiro da turma a entrar na sala de coleta “É muito importante doar, sei que muitas vidas dependem disso”, disse ele.
Marcos Vinicius, l9 anos, e Anailde Aragão da Silva, 43 anos, relataram que a participação na campanha foi motivada pelos colegas que já doam sangue. “Esta é nossa segunda doação. Começamos a contribuir no ano passado e hoje é a primeira doação do ano. Vamos retornar daqui a três meses”, avisaram os doadores.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Moradores de Capela realizam campanha de doação de sangue – Fotos: Ascom/FSPH