Moradora mais antiga do Santos Dumont conta histórias a crianças da Escola Maria Clara Machado
Para celebrar a data, a professora Maria Marques dos Santos, 75 anos, considerada a vovó do Santos Dumont, foi convidada para contar histórias sobre o bairro e sua vida. Dona Arlete, como é conhecida por todos, nasceu e cresceu na região e hoje é uma das personalidades mais respeitadas do local.
“Eu adoro ouvir historinhas. Lá em casa meu pai sempre me conta uma todo dia”, disse Moisés Fabregas, 5 anos. Melina Zimerman também tem 5 anos e ainda não sabe ler, mas já tem um livro preferido em casa. “É um bem grande que tem um monte de historinhas e desenhos do circo”, explicou.
Além de conhecer as histórias da região em que vivem, a atividade desenvolvida tem o objetivo de valorizar os idosos e estimular nas crianças o respeito aos mais velhos desde cedo. “A educação é o que de mais importante a gente pode oferecer às crianças e, para mim, é uma alegria imensa poder estar aqui com elas”, enfatizou Dona Arlete.
Para que a garotada ouvisse as historinhas, a direção da escola preparou o Cantinho da Vovó, um espaço especialmente decorado com uma cadeira de balanço e enfeitado com temas folclóricos e trabalhos manuais desenvolvidos pelos próprios alunos.
Amanhã, dia 21, Dona Arlete vai voltar à Escola Maria Clara Machado para dividir suas histórias com as crianças do turno da tarde. O Cantinho da Vovó faz parte do projeto O Folclore Nosso de Cada Dia, que já levou os meninos e meninas para uma visita aos mercados municipais e realizou uma série de apresentações de danças folclóricas com a participação de diversas escolas municipais durante este mês, quando é comemorado o Dia do Folclore (22).
Personalidade do Santos Dumont
Dona Arlete é muito querida e respeitada por toda a comunidade do bairro Santos Dumont e por isso a presença dela na escola é muito importante. “Ela conhece toda a história do bairro porque ela é parte fundamental em tudo o que existe aqui”, disse Leila Argolo, coordenadora da Escola Maria Clara Machado.
“A própria sede da nossa escola é um prédio alugado por ela à Prefeitura de Aracaju”, continuou Leila. Outras instituições da prefeitura também funcionam em prédios alugados ou vendidos por Dona Arlete, a exemplo da Escola Municipal de Ensino Fundamental Olga Benário e da Unidade de Saúde José Machado de Souza.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Moradora mais antiga do Santos Dumont conta histórias a crianças da Escola Maria Clara Machado – Fotos: Abmael Eduardo AAN Clique na foto e amplie