Monitoramento da merenda escolar será intensificado
A Secretaria de Estado da Educação (SEED), por meio do Departamento de Alimentação Escolar (DAE), realizou nesta quarta-feira, 4, uma reunião com diretores das Diretorias Regionais de Educação (DRE’s) e técnicos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). “O objetivo é orientar cada diretor de Regional sobre a necessidade de melhorar o monitoramento da merenda escolar”, ressaltou a diretora do DAE, Heleonora Cerqueira.
A reunião também serviu para concluir o trabalho realizado durante sete dias, quando os técnicos do FNDE Marcília de Oliveira e Eduardo Valente visitaram escolas estaduais da capital e do interior. “Nossa função é estar presente para ter conhecimento sobre a execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar. A partir das visitas já percebemos algumas mudanças, que são fundamentais para o fortalecimento do programa no estado”, disse Marcília.
Os técnicos do FNDE visitaram os municípios de Nossa Senhora da Glória, Itaporanga, Malhador, Porto da Folha, São Cristóvão, Monte Alegre e Aracaju e verificaram que existe merenda escolar em todas as escolas. “Isso já é um passo importante. As unidades de ensino estão recebendo os alimentos com qualidade e em quantidade suficientes para atender a todos os alunos”, afirmou Marcília.
Acompanhamento
Na reunião, os técnicos do FNDE pediram empenho aos diretores das Diretorias Regionais de Educação com relação ao monitoramento da merende escolar a partir da entrega até o preparo da refeição. “O que precisa ser feito é um acompanhamento mais efetivo de todo o processo que envolve a merenda. Se esse trabalho não for realizado, muitas coisas podem acontecer nas escolas, como alimento fora do prazo de validade e refeições sendo preparadas de forma incorreta”, destacou Marcília de Oliviera.
Para melhor atender ao aluno, Heleonora Cerqueira informou que o DAE vai ampliar a visita nas escolas. “Nossa atividade estará voltada à orientação com quem trabalha diretamente com a merende escolar. Vamos fazer esse monitoramento no dia a dia, conversando com as merendeiras e outras pessoas envolvidas, pensando sempre em melhorar a qualidade do atendimento aos alunos”, finalizou a diretora.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]