Mônica Sampaio
Mônica Sampaio se formou em Medicina pela Universidade Federal de Sergipe (UFS) e possui residência médica em Medicina Preventiva e Social pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Enquanto universitária, foi presidente do Centro Acadêmico de Medicina, vice-presidente do Diretório Central dos Estudantes e assessora de políticas de saúde da Direção Nacional dos Estudantes de Medicina.
Ao iniciar a carreira profissional, optou por atuar no campo da saúde pública e, desde então, milita em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). Em 2000, na gestão de Marcelo Déda como prefeito de Aracaju, foi convidada pelo então secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, para assumir a Coordenação de Vigilância Epidemiológica, respondendo depois pela Coordenação de Atenção Básica e, em seguida, pelo cargo de secretária adjunta.
Em 2007, com Marcelo Déda no Governo do Estado e Rogério Carvalho à frente da SES, assumiu o cargo de secretária adjunta de Estado da Saúde. Ao lado do ex-secretário implantou a Reforma Sanitária e Gerencial do SUS, colaborando ativamente para a criação das Fundações Estatais de Saúde. Em novembro de 2009, assumiu a presidência de uma delas: a Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), onde ficou até a véspera de sua posse no cargo de secretária de Estado da Saúde, ocorrida no dia 2 de fevereiro de 2010.