Moita Bonita e Ribeirópolis aderem ao programa ‘Frutos da Terra’
O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) ‘Frutos da Terra’ começou a promover o acesso à alimentação saudável para milhares de pessoas nos municípios de Moita Bonita e Ribeirópolis, além de fomentar a inclusão social e econômica no campo, através do fortalecimento da agricultura familiar. Isto porque nessa sexta-feira, 11, as duas cidades aderiram ao programa, executado pela Secretaria de Estado da Inclusão, Assistência e do Desenvolvimento Social (Seides).
A solenidade de lançamento do programa aconteceu na Associação Comunitária de Moita Bonita e contou com a presença da secretária de Estado da Inclusão Social, Eliane Aquino. “O Frutos da Terra é mais um instrumento para fortalecer a agricultura familiar no estado. Não queremos que o pequeno agricultor plante apenas para sua subsistência, queremos que ele tenha o direito de vender seus produtos por um preço justo, buscando sempre o desenvolvimento na sua profissão”, frisou.
A prefeita de Moita Bonita, Graziella Costa, disse estar muita satisfeita em aderir ao programa. “É uma grande satisfação receber o programa no nosso município, pois tenho consciência dos benefícios que o Frutos da Terra proporciona aos produtores e às entidades sociais que recebem os produtos. A economia de Moita Bonita gira em torno da agricultura familiar. Por isso, nosso trabalho tem que estar muito voltado para os produtores”.
A prefeita de Ribeirópolis, Evanira Nascimento Barreto, agradeceu a oportunidade de poder integrar produtores do município ao ‘Frutos da Terra’. “É notório o contentamento dos agricultores que estão participando do programa. Eles estão muito felizes em saber que seus produtos terão comprador certo e por um preço justo. Sem falar na importância do programa para quem se alimenta desses produtos, que abastecem as entidades sociais da cidade”.
Produtos e fixação do agricultor
Em Ribeirópolis, 32 produtores serão beneficiados com a venda de 26.372 quilos de alimentos, entre carne de frango 16.500 kg; carne suína 5.272 kg; mel de abelha 3.600 kg e batata doce 1.000 kg. Já em Moita Bonita serão 27 produtores beneficiados com a venda de 86.437 quilos de produtos da agricultura familiar, por meio da venda de Batata Doce 57.225 kg; Macaxeira 14.535 kg; Inhame 2.230 kg; Inhame Orgânico 683 kg; Melancia 5.651 kg; Couve 1.196 kg; Coentro 2.117 kg; Cenoura 2.800 kg.
Os produtos serão repassados para 17 entidades socioassitenciais de Ribeirópolis, beneficiando 2.648 pessoas, e 16 de Moita Bonita, onde 2.216 pessoas serão atendidas. No último dia 8, técnicos da Seides entregaram um freezer, uma balança e 14 contentores para cada município instalar nas Centrais de Distribuição dos Alimentos.
Além de reconhecer a importância do Frutos da Terra para os agricultores familiares, o presidente de Central de Cooperativa da Agricultura Familiar e Economia Solidária de Sergipe (Centrafes), Joelito Costa, reforçou a necessidade de manter os trabalhadores rurais no campo. “Ações afirmativas como esta ajudam a mostrar que ficar no campo pode ser muito melhor do que ir buscar empregos em lojas e no comércio de outras cidades. Precisamos de agricultores na roça, produzindo com orgulho e tendo uma vida digna”, destacou.
Alimentação de qualidade
Com o programa, realizado em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), o Governo adquire produtos da agricultura familiar e os repassa a equipamentos públicos de alimentação e nutrição como escolas, hospitais públicos e creches, estimulando também as ações de acesso à alimentação.
O diretor da Escola Municipal Maria Alaíde Menezes, de Moita Bonita, José Márcio Santana, ressaltou que os produtos doados ao colégio servirá para complementar a merenda escolar dos 284 alunos. “Vamos receber frango, carne suína, batata e mel. Será um grande reforço alimentar para a merenda das crianças. Esse projeto é maravilhoso”.
Na primeira fase do projeto, o programa ‘Frutos da Terra’ beneficiou 15 mil pessoas em diversas cidades, num investimento de R$ 500 mil e adquiriu 1,1 mil toneladas de laranja, que foram doadas a 300 entidades socioassistenciais.
Requisitos
O Programa de Aquisição de Alimentos é desenvolvido pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) em parceria com governos de estados e municípios. Em Sergipe, através da Seides, 14 municípios integram a ação: Pedra Mole, Nossa Senhora Aparecida, Nossa Senhora de Lourdes, Nossa Senhora da Glória, Monte Alegre, Graccho Cardoso, Poço Redondo, Ribeirópolis, Itaporanga D’Ajuda, Lagarto, Estância, Tomar do Geru, Itabaianinha e Aracaju.
Por meio da Secretaria de Estado da Inclusão, R$ 926 mil serão investidos pelo programa ‘Frutos da Terra’ na compra de produtos da agricultura familiar. Todos os produtores integrantes do ‘Frutos da Terra’ devem ter a Declaração de Aptidão ao Pronaf na categoria A e B. No programa o agricultor familiar comercializa diretamente alimentos de acordo com os padrões de qualidade determinados pelos órgãos regionais competentes.
Presenças
Ainda participaram do evento, a secretária adjunta da Seides, Maria Luci Silva, o prefeito de Pedra Mole, Cléverton Santos, os presidentes das Câmaras de Vereadores de Moita Bonita e Ribeirópolis, João de Andrade e Lucivânia Amarante, respectivamente, e do diretor estadual do Detran, Bosco Costa.
Também estiveram presentes a diretora do departamento de Segurança Alimentar e Nutricional da Seides, Vânia Junqueira; e as coordenadoras estadual e municipal do Programa Frutos da Terra em Moita Bonita, Carla Santana e Luna Claiane Bezerra, respectivamente.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Moita Bonita e Ribeirópolis aderem ao programa ‘Frutos da Terra’ – Fotos: Marcelle Cristinne/ASN