[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Programa de Modernização da Segurança Pública de Sergipe, anunciado pelo governador Marcelo Déda em agosto, já apresenta os primeiros resultados positivos no município de Lagarto, a 80 quilômetros de Aracaju. Em 2007, as ações integradas das polícias Civil e Militar reduziram os crimes contra o patrimônio e deixaram o município 117 dias sem registro de homicídios.

De acordo com o Centro de Pesquisa e Estatística (Codepe), da Polícia Civil, de janeiro a junho deste ano, foram registrados seis roubos de veículos em Lagarto. No mesmo período, em 2006, foram contabilizados 20 roubos. O controle da criminalidade é atribuído aos investimentos do Governo do Estado na segurança pública, à especialização do trabalho policial e à integração operacional entre as polícias na região.

O comandante do 7º batalhão da Polícia Militar, tenente coronel Robson Ornelas, responsável pelo policiamento em sete cidades da região Centro-Sul, destaca que desde março deste ano o número de blitze dobrou, aumentando o número de apreensões de armas de fogo e de drogas. Outra medida adotada pelo Batalhão da PM foi reforçar o patrulhamento ostensivo, enviando para o município policiais da Companhia de Radiopatrulha, do Comando de Operações Especiais (COE) e do Batalhão de Choque.

Com o objetivo de melhorar ainda mais o trabalho da PM em Lagarto, a SSP anunciou a reforma total da parte elétrica e hidráulica do 7º Batalhão. Além disso, já estão sendo disponibilizados materiais de escritório, mobília para os alojamentos e eletrodomésticos para a unidade. Na última sexta-feira, 14, o Batalhão recebeu uma nova viatura modelo dentro do novo padrão, com motor 1.6, para dinamizar o patrulhamento ostensivo.

Delegacia Cidadã

Outra medida adotada pelo Governo do Estado que tem impacto direto na segurança será a construção de uma nova unidade policial nos moldes da Delegacia Cidadã. O prédio já foi alugado e totalmente reformado. As instalações físicas da nova delegacia seguem o novo conceito de qualidade, com ambientes que trazem mais comodidade para policiais e população. A nova estrutura, sem celas, conta com recepção, salas de espera, sala de conciliação, sala para advogados, cartório, sala de reconhecimento, copa, alojamento, além de sanitários para visitantes e policiais. A previsão é de que o prédio seja entregue até o fim do ano.

Além disso, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) já disponibilizou um computador e três viaturas novas para a atual delegacia. Para o delegado Fábio Pimentel, o trabalho conjunto das polícias Civil e Militar vem aumentando a sensação de segurança entre a população. "Desde o início do ano, mandamos cópias de todos os boletins de ocorrência para o 7º Batalhão da olícia Militar", destacou o delegado, ao ressaltar que o objetivo é informar à Polícia Militar onde as ocorrências ocorrem com mais freqüência.

A nova unidade da Polícia Civil vai abrigar ainda a delegacia especializada em conflitos agrários. A delegacia funcionará com uma equipe especializada em inquéritos que vão averiguar conflitos na zona rural. Conforme levantamentos do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em termos proporcionais, Sergipe é um dos estados que comporta o maior número de famílias na zona rural, com cerca de 12 mil residentes, principalmente no Alto Sertão.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.