Mitos prejudicam aleitamento materno
A nutricionista Célia Guedes, que trabalha no hospital João Lúcio, localizado na Zona Leste de Manaus, conta que é comum ouvir esses relatos de mães que chegam com crianças com hábitos alimentares inadequados e que há por parte da equipe uma preocupação de orientar essas mulheres a oferecer uma alimentação balanceada a seus filhos. De acordo com a nutricionista, é preciso que ocorra uma reeducação do aleitamento materno, por meio de campanhas que explicam com clareza a importância de amamentar a criança e também os benefícios para a mãe.
Vantagens
O leite materno é o melhor dos alimentos para o bebê e o mais completo. Isto é tão verdadeiro que a criança pode alimentar-se apenas com o leite materno, não precisando comer ou beber mais nada, nem mesmo tomar água ou chazinhos nos primeiros seis meses de vida porque ele contém tudo que a criança necessita para se nutrir, crescer e se desenvolver com saúde.
A nutricionista Célia Guedes explicou que não existe um tempo certo para que o desmame aconteça, mas o ideal é que a mãe ofereça o leite materno enquanto ela o produzir. “Até o sexto mês é ideal que a mãe só ofereça o leite materno para a criança. Após esse período, ela já poderá começar uma alimentação mista, introduzindo sucos e sopinhas, pois o leite materno já não possui reservas de vitamina C e ferro. Essa alimentação mista deve ocorrer pelo menos até o bebê completar um ano de idade”, informou.
Clipping: A Crítica-AM (Rede Andi – Agência de Notícias dos Direitos da Infância)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]