Mistura de ritmos marca abertura do Verão Sergipe na Atalaia Nova
A combinação de música regional, instrumental e pop rock aqueceu ouvidos e mentes de quem acompanhou a abertura do Verão Sergipe 2013 na noite desta sexta-feira, 1° de fevereiro. Realizada na praia da Atalaia Nova, no município de Barra dos Coqueiros, a festa está em sua sexta edição e reúne cerca de 40 mil pessoas por noite.
O Verão Sergipe fomenta a cultura e fortalece o turismo na região onde ocorre. Este ano, foram investidos, em média, R$ 1 milhão no evento, verba oriunda do Governo do Estado e das empresas privadas que patrocinam a festa (Banese, Skol e Petrobras, Ambev e apoio do Banco do Nordeste). A festa conta ainda com o apoio das Secretarias de Estado da Comunicação (Secom), de Turismo (Setur), Segurança Pública (SSP), da Saúde (SES), Defesa Civil, Vigilância Sanitária e Prefeitura da Barra dos Coqueiros.
Para a secretária de Estado de Cultura, Eloísa Galdino, o Verão Sergipe é uma festa consolidada no calendário sergipano.
“A expectativa é sempre a mais positiva porque é um evento que se tornou uma marca de Sergipe, uma marca acolhida pelos sergipanos e pelos turistas que nos visitam. Ele já percorreu vários lugares, inclusive a cidade histórica de Laranjeiras. É, portanto, um evento que circula pelo litoral de nosso estado. Por uma determinação do governador Marcelo Déda e um esforço de todo o governo estamos realizando a sexta edição na Atalaia Nova com alguns diferenciais. Mesmo com um calendário apertado, conseguimos trazer dois artistas que nunca se apresentaram no Verão Sergipe: Zeca Baleiro e Gilberto Gil e criar um processo de seleção para os artistas sergipanos. Temos aqui a diversidade da nossa música, nossos artistas estão se apresentando no palco principal e em número superior ao de artistas nacionais”, informou.
A arena escolhida para abrigar os shows foi a Praça de Eventos da Atalaia Nova. O espaço foi inaugurado em janeiro de 2012, durante a realização da quinta edição do Verão Sergipe, e possui uma excelente infraestrutura para receber o público. Além disso, a nova Praça de Eventos do município de Barra dos Coqueiros fica a apenas 2 km da capital sergipana, facilitando o acesso para aqueles que vão curtir a festa.
O vereador da Barra dos Coqueiros, Aracê Pereira Filho participou do evento e destacou o incremento no turismo do município. “A Barra de Coqueiros nunca teve tanto desenvolvimento como neste governo. Recebemos obras estruturantes como pavimentação, drenagem e a praça de Eventos Jugurta Barreto, que é um espaço de convivência e lazer dos moradores. O Verão Sergipe é excelente para nosso turismo e para nossa economia”.
Atrações
Este ano, o Verão Sergipe traz os cantores Gilberto Gil e Zeca Baleiro como atrações principais. Os artistas sergipanos foram selecionados através de um júri de profissionais da área cultural. Os escolhidos foram Ato Libertário, Plástico Lunar, Coutto Orchestra de Cabeça e Heitor Mendonça, os quais prometem surpreender o público com reggae de raiz jamaicano, música progressiva experimental, rock, música instrumental nordestina e samba.
Segurança
Para garantir a segurança e tranquilidade de sergipanos e turistas que prestigiarão o Verão Sergipe 2013, a Polícia Militar de Sergipe (PM/SE) disponibilizou um efetivo de 90 policiais militares por noite. Na área da festa, haverá o emprego de policiais militares distribuídos em cinco elevados, além de patrulhas a pé, para prestar atendimento ao público e evitar agressões e roubos. Enquanto isso, outros soldados vão fazer rondas em toda a Atalaia Nova, com motos e carros, para inibir crimes nas áreas próximas à festa.
O evento contará ainda com o reforço de policiais que atuam no Batalhão de Polícia de Choque (BPChoque), Companhia de Polícia de Radiopatrulha (CPRp), Companhia de Polícia de Trânsito (CPTran), Companhia de Polícia Rodoviária Estadual (CPRv) e Grupamento Especial Tático de Motocicletas (Getam).
“Temos uma preocupação com grandes eventos e o Verão Sergipe não poderia estar de fora dessa preparação para que possamos oferecer o máximo de segurança para quem vem para a festa. Estamos com 90 policiais distribuídos nas áreas interna e externa da festa, e com a operação Lei Seca para que não tenhamos nenhum problema no retorno para casa. O trabalho da Polícia Militar começa antes do inicio da festa. Nosso objetivo é garantir segurança e conforto para os cidadãos que se deslocam para o evento”, declarou o comandante da Polícia Militar, coronel Iunes.
- Mistura de ritmos marca abertura do Verão Sergipe na Atalaia Nova –