[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Na manhã desta quarta-feira, dia 10, as representantes da ONG Missão Criança Aracaju estiveram reunidas com o prefeito Marcelo Déda para finalizar os preparativos que darão início à maior ação integrada que será desenvolvida no bairro Santa Maria. A ação contará com a participação da administração municipal, entidades não governamentais, lideranças comunitárias e um dos objetivos principais que é envolver a sociedade civil na busca de alternativas para uma das comunidades mais carentes da capital.
“Em uma ação com essa dimensão é fundamental a participação de diversos segmentos sociais e da iniciativa privada para alcançarmos os resultados pretendidos. Afinal, esta é uma situação em que não podemos cobrar somente do poder público, todos nós temos responsabilidade e sempre há uma maneira de contribuir”, destacou a diretora executiva do Missão Criança Aracaju, Eliane Aquino.
Segundo ela, a reunião de hoje com o prefeito serviu para realizar alguns ajustes na execução desta ação que, paralelamente, servirá de base para o Projeto Santa Maria que prevê a transformação radical do panorama do bairro, dotando-o de completa infra-estrutura e programas para geração de emprego e renda e auto-sustentabilidade, compondo uma das prioridades da atual administração para o Santa Maria.
Também participaram da reunião a diretora de projetos da Missão Criança, Maria Luci, e a assistente de Coordenação, Vera Souza, que estão trabalhando na finalização de todo o programa de capacitação que será aplicado junto aos gestores públicos da ação integrada, já na próxima semana, a partir do diagnóstico que foi realizado no bairro. Participarão desta capacitação representantes da Emurb, Emsurb, Fundat e das secretarias municipais de Assistência Social, Planejamento, Comunicação, Educação, Saúde, Orçamento Participativo, além de lideranças comunitárias.
“A partir desta capacitação estes gestores estarão habilitados a produzir os seus respectivos planos de ação, dentro do formato mais adequado ao nosso grande objetivo que é a integração, fazendo com que todas as ações estejam inter-relacionadas e voltadas para um mesmo fim que é atingir as principais carências da localidade”, afirmou Maria Luci.

DIAGNÓSTICO

O primeiro passo desta ação integrada, que conta com o suporte técnico do Unicef – Fundo das Nações Unidas para a Infância -, foi a elaboração de um extenso diagnóstico situacional do bairro (realizado entre janeiro e fevereiro), onde consta um levantamento de dados a partir de entrevistas com agentes públicos, lideranças locais e visitas de observação da realidade do local.
Também estão descritas as principais características do local e das famílias que nele habitam, relatando as principais demandas. Dentre as informações obtidas no diagnóstico estão as que constatam haver 30 mil habitantes e seis mil domicílios no bairro, além de habitações sub-normais em áreas de invasão, contribuindo para os maiores índices de exclusão social da capital.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.