Ministro da Saúde avalia o Plano de Contingência contra a dengue de Sergipe como o melhor do país
Na manhã desta quarta-feira, 17, o ministro da Saúde, José Gomes Temporão, iniciou em Sergipe uma série de visitas que fará pelo país visando mobilizar os gestores estaduais e municipais para intensificação das ações de combate à dengue, antes da ocorrência do período chuvoso. Temporão também fez um balanço sobre a incidência da doença no país e classificou o Plano de Contingência elaborado pelo Governo do Estado como o de melhor qualidade técnica em todo o país.
O ato ocorreu no auditório do Hotel Mercure e contou com a presença do governador em exercício, Belivaldo Chagas, da primeira-dama, Eliane Aquino, da secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, além do prefeito da capital, Edvaldo Nogueira, e do vice-prefeito e secretário municipal da Saúde, Silvio Santos, dentre outras autoridades, prefeitos, secretários de saúde, agentes e técnicos que atuam nos programas de prevenção.
De acordo com levantamentos do Ministério da Saúde, 10 estados correm risco muito alto de apresentar a epidemia da dengue. São eles: Amapá, Amazonas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio de Janeiro e Sergipe que, embora tenha registrado uma redução no número de casos confirmados (de 595 entre janeiro e outubro de 2009, para 313 no mesmo período em 2010), ainda mantém riscos devido à volta da circulação do chamado ‘sorotipo 1’ da dengue, que foi predominante nos anos 1990, e a que grande parte dos brasileiros não tem imunidade.
“Dos planos de contingência que todos os estados brasileiros estão elaborando para o enfrentamento da dengue, podemos afirmar que o de Sergipe é o de melhor qualidade técnica. Isto expressa a seriedade do governo no trato da questão e a reconhecida capacidade técnica dos sanitaristas de Sergipe, que honram a tradição de Osvaldo Cruz”, avaliou o ministro Temporão, que também é mestre em Saúde Pública e doutor em Medicina Social.
Mensagem direta
Segundo ele, a campanha de prevenção deste ano traz um novo olhar sobre a forma de lidar com a doença, com mensagens mais diretas sobre a gravidade da doença e a necessidade de que cada pessoa elimine os potenciais focos em suas próprias residências.
“A partir do mote da campanha que é ‘ Dengue: se você agir, podemos evitar’, queremos reforçar a responsabilidade dos cidadãos que, em parceria com os governos, devem se somar numa mobilização para que o número de mortes por dengue não continue avançando”, explicou o ministro, ao expor diversas pesquisas que constatam que grande parte da população sabe como a doença se prolifera e quais são os seus sintomas, porém, não toma as providências cabíveis em suas próprias casas.
Ação conjunta
Para o governador em exercício, Belivaldo Chagas, a vinda do ministro se reveste de uma importância estratégica para alertar os gestores sobre a necessidade da implementação de uma ação conjunta e articulada no combate à doença. “A presença do ministro é extremamente importante pois ressalta a necessidade da união entre os gestores. O Governo Federal, o Governo do Estado ou as prefeituras, isoladamente, não conseguiriam combater a dengue. Este combate só será eficaz através de uma ação conjunta entre as esferas de governo, a sociedade e a imprensa, que tem um papel extremamente importante na difusão das informações”, ressaltou Belivaldo.
“As pesquisas apresentadas pelo ministro apontam que 96% da população tem conhecimento do que é e de como fazer para evitar a doença. Mesmo assim, a cada ano, temos a incidência da dengue, demonstrando que é preciso intensificar uma ação articulada trabalhando a compreensão e participação de todos sobre a gravidade do problema”, completou o governador em exercício.
Apoio aos municípios
A secretária de Estado da Saúde, Mônica Sampaio, afirmou que o Governo do Estado está empenhando todos os esforços para oferecer os recursos necessários aos municípios para combate e prevenção à doença. “Com o apoio do Ministério da Saúde e, temos certeza, o empenho de todos os prefeitos e secretários de saúde que estão aqui presentes, certamente conseguiremos alcançar os resultados. Somando nossos esforços, seremos mais fortes que o mosquito e livraremos a população sergipana dessa doença”, contextualizou a secretária.
Já o prefeito Edvaldo Nogueira, que aproveitou a ocasião para propor a discussão sobre as formas de financiamento da saúde pública no país, falando em nome dos demais prefeitos, ressaltou que a Prefeitura de Aracaju estará atuando em parceria com a Brigada Estadual de Combate à Dengue em todos os bairros e com ações específicas nas localidades com maior risco de incidência da doença. “Estaremos firmes nesse combate, nos somando às ações estaduais e federais, com todos os nossos profissionais e técnicos atuando para minimizar o risco oferecido pela doença na capital”, declarou o prefeito.
Continuando a agenda de visitas aos estados com risco de epidemia, o ministro seguiu direto para o Piauí, de onde irá para o Estado do Ceará, ainda nesta quarta-feira, 17.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ministro da Saúde avalia o Plano de Contingência contra a dengue de Sergipe como o melhor do país –