[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]O Brasil tem 1.495.643 crianças com idade entre 7 e 14 anos fora das salas de aula, o que equivale a 5,5% da população em idade escolar. Os dados são do Mapa de Exclusão Educacional, elaborado com base no Censo 2000 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Divulgado esta semana pelo ministro da Educação, Cristovam Buarque, o levantamento faz parte do programa Escola de Todos, que pretende beneficiar essas crianças com o Bolsa-Família, projeto do governo federal que paga uma quantia em dinheiro à família que mantém suas crianças na escola. De acordo com o documento, o Distrito Federal é uma das unidades da federação com melhor desempenho: apenas 2,38% das crianças de 7 a 14 anos estão fora da sala de aula. Os estados campeões em exclusão são Amazonas e Acre, com mais de 16% das crianças sem aula. O município com o pior índice é Jordão, no Acre, com 57% das crianças fora da escola.

Buscando a solução

O programa Escola de Todos irá cadastrar cada criança atingida pela exclusão, bem como identificar o porquê de estar longe da escola. Uma das ações do programa será a distribuição do Bolsa-Família. Segundo o ministro, será feito um mutirão nacional para cadastrar todas as crianças de 7 a 14 anos. Para isso, 25 mil pessoas serão treinadas para o trabalho que deve estar pronto em seis meses.

Clipping: Rede Andi (Agência de Notícias dos Direitos da Infância)[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.