[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A nova política cultural brasileira passou por inúmeras transformações nos últimos anos com a nova gestão cultural implementada pelo então ministro Gilberto Gil e posteriormente continuada pelo ministro Juca Ferreira. Em Sergipe não foi diferente. A secretária Eloísa Galdino encarou a cultura como política pública e essa atitude deu certo. Hoje os resultados estão sendo os melhores. Diversas transformações aconteceram na área da música, teatro, dança, folguedos populares, entre outros, e no próximo dia 22, todas essas vertentes estarão unidas durante a visita do ministro da Cultura, Juca Ferreira, ao estado.

A solenidade que acontecerá na Praça São Francisco, a partir das 17h, tratará de diversas ações e prevê a assinatura de convênios e parcerias entre Governo Federal e Estadual. A secretária de Estado da Cultura, Eloísa Galdino, explica que a visita de Juca Ferreira trará um novo fôlego para a cultura local e marcará o período de destaque que Sergipe alcançou na esfera cultural nacional. “Hoje, temos Sergipe como um estado de destaque quando o assunto é cultura, afinal, tivemos nosso trabalho reconhecido primeiramente com a presidência do Fórum de Secretários e Dirigentes de Cultura do Nordeste e logo depois assumimos a presidência do Fórum Nacional, o que só comprova o exitoso trabalho que estamos realizando”, lembrou Eloísa Galdino.

Projetos

Entre as ações que estão previstas durante a permanência do ministro no estado, está o lançamento do programa Mais Cultura, que engloba diversas ações, entre elas o Projeto de Modernização de Bibliotecas Municipais, o edital para os Pontos de Cultura 2010, a certificação dos microprojetos sergipanos contemplados, com a presença da secretária de Articulação Institucional do MinC, Silvana Meireles, e o Cine Mais Cultura, iniciativa inovadora que visa distribuir equipamentos de audiovisual de projeção digital, obras brasileiras do catálogo da Programadora Brasil, e a oficina de capacitação cineclubista, atendendo prioritariamente periferias de grandes centros urbanos e municípios.

Eloísa Galdino explica que o Cine Mais Cultura é muito importante para o estado, visto que atualmente as salas de cinema estão restritas aos grandes centros comerciais. Essa iniciativa democratiza o acesso à produção audiovisual onde nunca existiu uma sala de exibição, a exemplo de vários municípios do nosso estado, levando produções sergipanas, nacionais e até internacionais, para uma parcela ainda maior da população. Além disso, o projeto visa dar o primeiro grande passo para o estímulo à formação de uma cadeia produtiva da área.  Isso é democratização da cultura, ressaltou.

Outro ato que promete movimentar a cena artística é o lançamento do Edital de Pontos de Cultura 2010, uma iniciativa do Ministério que articula movimentos desenvolvidos pela sociedade civil, impulsionando ações já existentes nas comunidades através de editais públicos. Atualmente o estado possui 15 Pontos e a meta do MinC para Sergipe é de 30, o que só será possível com o edital.

Além disso, a secretária de Estado da Cultura e o ministro, juntamente com o deputado federal Iran Barbosa, irão anunciar emendas elaboradas por este deputado, que beneficiarão espaços culturais do estado: modernização da Biblioteca Pública Epifânio Dória (BPED) e das Bibliotecas de Arauá e Santo Amaro das Brotas.

Para as bibliotecas de Arauá e Santo Amaro, serão adquiridos computadores, mobília, ventiladores, câmeras e demais utensílios, enquanto na Biblioteca Pública Epifânio Dória iremos adquirir inúmeros livros e equipamentos para montar uma sala de pesquisa informatizada, destacou Eloísa Galdino.

As boas notícias não param por aí. Durante o ato, haverá ainda a assinatura de um convênio com a Sudene para a Capacitação de Agentes e Empreendedores de Cultura. Uma iniciativa inédita na região, visto que até então, a superintendência não havia investido em nenhum projeto na área de cultura.

Além disso, será assinado um acordo de preservação do Patrimônio Cultural das cidades sergipanas participantes do PAC das Cidades Históricas, uma ação intergovernamental articulada com a sociedade civil para preservar o patrimônio brasileiro, valorizar a cultura, promover o desenvolvimento econômico e social com sustentabilidade e qualidade de vida para os cidadãos. Em Sergipe, esse projeto abrange os municípios de São Cristovão, Laranjeiras e Aracaju.

Para fechar com chave de ouro a presença do ministro no estado, haverá a inauguração da nova urbanização e iluminação interpretativa da Praça São Francisco, uma marco para a candidatura da praça à Patrimônio Histórico da Humanidade, e a reabertura da Sala Horácio Hora, no Museu Histórico de Sergipe (MHS), uma oportunidade para o povo e o Governo de Sergipe demonstrar a importância do reconhecimento da Praça como patrimônio da humanidade pela Unesco e ao ministro da Cultura, tendo em vista que ele é o anfitrião da sessão que decidirá sobre a candidatura de Sergipe em julho próximo, em Brasília.

“Estes serão os atos que marcarão a vida cultural de Sergipe e que mostrarão o quanto o Governo do Estado está atuando na cultura, para que permaneça viva e para que os sergipanos possam conhecê-la e se reconhecer cada vez mais o que move nossa cultura”, concluiu Eloísa.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.