[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O programa Cultura e Pensamento, do Ministério da Cultura, que fomenta projetos de debates e de circulação de idéias, realiza oficinas gratuitas por todo o país para orientar os interessados em participar dos editais do programa. A coordenadora Nehle Franke vai estar em Aracaju na próxima segunda-feira, 21, entre 14h e 17h30min, no Centro de Criatividade, à disposição dos interessados em concorrer aos editais. Além das dúvidas técnicas com relação às modalidades de projetos e inscrição, a oficina contempla pequenos debates sobre as linhas temáticas sugeridas pelo programa.

Os editais, que destinarão R$ 1 milhão para os projetos selecionados em todo o Brasil, vão ficar abertos até o próximo dia 15 de junho. Além das oficinas, durante o período de inscrições poderão ocorrer videoconferências e chats periódicos para esclarecimento de dúvidas e orientação dos potenciais proponentes quanto às seleções públicas do programa. O Centro de Criatividade fica localizado à rua Saturnino de Brito, s/nº, no Bairro Getúlio Vargas. O telefone para mais informações é (79) 3179 – 1909.

Reflexão

O Cultura e Pensamento objetiva fortalecer espaços públicos de reflexão e o diálogo em torno de temas importantes da agenda contemporânea, agregando iniciativas que fortaleçam a esfera pública nacional e produzam alternativas para o desenvolvimento cultural do país. Os editais são abertos para projetos de debates presenciais e debates em publicações impressas (revistas) e online apresentados por intelectuais, pensadores da cultura, acadêmicos, artistas e pesquisadores. O programa não se restringe à comunidade acadêmica, ampliando-se para espaços que proporcionem a reflexão dos temas propostos como a mídia, através de blogs, fóruns virtuais, portais e outros, os movimentos sociais, além de grupos culturais.

Nesta edição, o Cultura e Pensamento sugere três linhas temáticas e abre a possibilidade de propostas em temáticas de livre escolha que posam apontar outros temas relevantes para a sociedade: Biopolítica e tecnologias – padrões contemporâneos de emancipação, propriedade, poder e controle; População e territórios – o global, o nacional e o local no agenciamento de identidades e na diversificação da cultura; Lógicas e alternativas para as dinâmicas culturais no centro da economia e da sociedade e Temática de Livre Escolha.

Os projetos que se candidatarem a discutir estas temáticas devem ter como objetivo a difusão das idéias, a inovação das formas de encontro (e debate) de idéias e/ou a criação de novos circuitos (espaços) de circulação de idéias.

O programa é uma iniciativa do Ministério da Cultura, coordenado pela Fundação de Apoio à Pesquisa e à Extensão e conta com o patrocínio da Petrobras e com a co-realização do Ministério da Educação, da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa, do Serviço Social do Comércio de São Paulo e da TVE-Bahia.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.