[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Em viagem a Brasília nesta semana, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e da Ciência e Tecnologia (Sedetec), Jorge Santana, participou de reuniões na Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI) e no Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), para apresentar programas e projetos do Governo do Estado e propor parcerias. Durante reunião com o presidente da ABDI, Reginaldo Arcuri, Jorge Santana destacou os avanços de Sergipe no processo de organização de vários Arranjos Produtivos Locais (APL’s) e a possibilidade de construir experiências piloto em parceria com a agência de desenvolvimento.

Outras duas áreas de interesse comum, Cadeias Produtivas e Zonas de Processamento de Exportação, também fizeram parte das discussões. A adoção de métodos dos Fóruns de Competividade, associados à prática do extensionismo nas cadeias produtivas, foi uma das propostas observadas pelo secretário Jorge Santana.

"Também destacamos a importância da participação da ABDI para que avancemos no processo de especialização da Zona de Processamento de Exportação de Sergipe, na cadeia de suprimento das atividades de exploração e produção de petróleo e gás, projeto que inclusive conta com o apoio da Petrobras", informou, ao observar que a fim de detalhar as parcerias, foi combinada uma oficina de trabalho com técnicos da Sedetec e ABDI.

A Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial é uma pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, de interesse coletivo e de utilidade pública, que tem como missão promover o desenvolvimento industrial e tecnológico brasileiro por meio do aumento da competitividade e da inovação. Para isso, a ABDI executa e promove a execução de políticas de desenvolvimento industrial, especialmente as que contribuam para a geração de empregos, em consonância com as políticas de comércio exterior e de ciência e tecnologia.

CVT’s em Sergipe

No Ministério da Ciência e Tecnologia, Jorge Santana foi recebido pelo secretário de Ciência e Tecnologia para Inclusão Social, Joe Valle, para tratar sobre a implantação de dois novos Centros de Vocação Tecnológica (CVTs) em Sergipe. "Associados ao primeiro, implantado em Nossa Senhora da Glória, as novas unidades darão início à rede estadual de centros para atender os APL’s de Petróleo e Gás, em Aracaju, e de Confecções, nos municípios de Itabaianinha e Tobias Barreto", disse Santana. Os CVT’s são espaços para capacitação de pessoal e prestação de serviços tecnológicos, destinados a atender as necessidades observadas em APLs, identificados em cada região.

Ainda em Brasília, Jorge Santana se reuniu com o secretário Executivo do Ministério, Luiz Antônio Elias, para discutir programas e projetos a serem apoiados pelo MCT para Sergipe. "As ações serão anunciados pelo ministro Sérgio Rezende em sua vinda a Sergipe, prevista para o início de maio, e deverá incluir recursos para a implantação do SergipeTec, para laboratórios e pesquisas em energias renováveis e ainda para a concessão de bolsas de mestrado e doutorado no Estado", afirmou Santana.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.