[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Representantes do Ministério da Saúde chegaram a Aracaju na tarde de ontem, quinta-feira, para conhecer de que forma está estruturado o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 – Aracaju) no município. Acompanhados pelo coordenador do Samu, Márcio Barretto, o diretor do DataSus, do Ministério da Saúde, João Henrique, e representantes da coordenação geral de Urgência e Emergência do Ministério da Saúde e de outros Samu´s do país conheceram as instalações do prédio onde funciona o serviço e puderam avaliar o funcionamento do software desenvolvido em Aracaju, que deve servir de modelo para todo país.

Pelo menos esse é o objetivo principal da visita, conforme explica o coordenador da Rede de Urgência e Emergência do município, Leandro Dominguez. De acordo com o coordenador, o conhecimento produzido aqui em Aracaju, em parceria entre o Samu e a Procomp, empresa parceira do Ministério da Saúde, tem demonstrado para todo país ser um modelo pela qualidade e eficiência.

“Foram três anos de aprimoramento, participando de diversas reuniões e discussões, e agora o conhecimento que é produzido aqui em Aracaju, com os esforços de nossa equipe, poderá servir de modelo para todo país. Isso é importante, pois reflete a qualidade do serviço que é prestado à população aracajuana, demonstra o nível de engajamento da nossa equipe e o comprometimento com o serviço”, avalia Leandro Dominguez.

Durante a visita a comitiva conheceu como está estruturado todo serviço do Samu aracajuano, desde a chamada que é feita pelo telefone, através do 192, passando pela Central de Regulação, acesso aos dados gravados no áudio do sistema, a forma como é feita a triagem, regulação até o encaminhamento do paciente. De acordo com o gerente regional do DataSus, José Fonseca, as visitas a Aracaju tem um motivo especial para serem tão freqüentes.

“A primeira implantação dessa espécie de serviço informatizado que deu certo no Brasil foi em Aracaju. Daí o motivo dessas visitas constantes a Aracaju, não só de representantes do Ministério, como também de representantes de outras secretarias de Saúde do país. O sistema de informatização daqui é o melhor do país”, destaca José Fonseca.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.