Ministério da Saúde assina convênios com PMA e prefeituras do interior
No caso de Aracaju, os convênios abrangem cerca de R$ 3 milhões destinados à residência multiprofissional de trabalhadores da saúde, publicação do manual de programas e protocolos, educação permanente de profissionais nas áreas de saúde infantil e da mulher, além de investimentos em tecnologia e informatização do sistema municipal de atendimento aos cidadãos.
“Os avanços que a saúde pública tem obtido em Sergipe nos últimos anos é 90% fruto do trabalho comprometido e responsável dos prefeitos a partir da municipalização da saúde”, disse Marcelo Déda, que assinou simbolicamente um convênio em nome de todos os prefeitos presentes. “O que estamos vendo aqui é a distribuição de recursos sem preconceitos políticos e ideológicos, mas com base no trabalho sério e dedicado ao povo realizado pelo governo do presidente Lula”, acrescentou.
Para o prefeito da capital, a saúde preventiva tem sido a grande arma do Governo Federal para melhorar a qualidade de vida da população com os médicos da família, as campanhas de vacinação e o trabalho com as gestantes e bebês recém-nascidos, por exemplo. “Os convênios serão instrumentos para fortalecer a descentralização do sistema e a ação municipalista, permitindo que os prefeitos lá na ponta resolvam os problemas do povo”, falou Marcelo Déda.
O diretor do Fundo Nacional de Saúde, José Menezes Neto, alertou todos os prefeitos sobre a necessidade de atender as demandas do ministério na elaboração de projetos e disse que há equipes na sede do MS em Sergipe para orientar os chefes municipais. Em 2005, 53 pré-projetos enviados ao MS não foram aprovados. “Todos os municípios que apresentam propostas viáveis têm seus convênios celebrados independente de questões político-partidárias”, garantiu.
Segundo o chefe do núcleo estadual de MS em Sergipe, Ulisses Freitas, todas as prefeituras sergipanas e 28 organizações sociais estão habilitadas a solicitar recursos do Ministério da Saúde. “Este é um governo federal comprometido com a consolidação de um sistema de saúde justo”, disse ele. O subsecretário Jocelino Menezes complementou: “A responsabilidade pública que o governo federal brasileiro tem com seu sistema de saúde é única no mundo”, disse ele ao informar que em 2005 R$ 265 milhões foram transferidos para Sergipe pelo governo Federal.
Visitas
Depois da assinatura dos convênios, o prefeito Marcelo Déda e o vice-prefeito Edvaldo Nogueira levaram o diretor José Menezes, o subsecretário Jocelino Menezes e o prefeito de Capela, Manoel Messias, para conhecer as obras do novo pronto-socorro municipal Nestor Piva, na Zona Norte, e do Centro de Especialidades Médicas da prefeitura (Cemar), no bairro Siqueira Campos.
O pronto-socorro terá 30 leitos e três espaços de atendimento: as áreas verde, amarela e vermelha. Os casos mais graves serão levados direto para as salas de estabilização da área vermelha e os outros serão triados e encaminhados para as áreas verde ou amarela. Os pacientes poderão ficar internados na unidade por até 24 horas e toda a estrutura de atendimento será articulada ao Samu.
No Cemar os visitantes puderam conhecer os 3 mil m² de área destinados aos portadores de doenças crônicas do coração, hipertensos e diabéticos. Os que precisam de reabilitação fisioterápica terão o auxílio fundamental de uma piscina e área para a prática de exercícios específicos. Toda a visita foi guiada pelo secretário municipal de Saúde, Rogério Carvalho, que os levou ainda para conhecer as instalações do Samu.
O serviço de urgência e emergência prestado hoje pela Prefeitura de Aracaju é modelo para todo o país e atende em média cerca de 3 mil ocorrências mensais com suas sete ambulâncias básicas e quatro UTI’s móveis. “Eu estou muito feliz e satisfeito com o que vi aqui. Eu já visitei algumas unidades municipais da saúde e estas aqui são muito diferentes das que eu já vi. Aracaju está realmente de parabéns”, disse o diretor do Fundo de Saúde Nacional, José Menezes.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Ministério da Saúde assina convênios com PMA e prefeituras do interior – Fotos: Márcio Dantas