Ministério aprova ações para controle da meningite
O secretário de Estado da Saúde, Antônio Carlos Guimarães, recebeu nesta sexta-feira, 10, a técnica da Secretaria de Vigilância Epidemiológica do Ministério da Saúde, Camila Portela, e a diretora de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Giselda Melo, para avaliar os trabalhos sobre contenção do surto de Meningite tipo C ocorrido em Sergipe.
O surto da doença Meningocócica sorotipo C, que é um aumento brusco no número de casos, registrou 11 casos da doença, sendo quatro em pessoas residentes no município de Areia Branca, mais quatro na capital e três em São Cristovão.
Para Camila Portela, as ações realizadas pela SES para controle do surto da Meningite foram feitas de maneira correta e com eficiência. “Os casos já estão controlados, já vai fazer 10 dias que não há nenhum caso novo e poderemos encerrar o processo. As medidas foram tomadas adequadamente e em tempo oportuno pela equipe técnica da SES, a qual está de parabéns”, afirmou Portela.
O secretário encara a avaliação da técnica como cumprimento de uma obrigação da SES. “Estamos fazendo o correto no que nos compete, mas principalmente a nossa ação repercutiu muito favoravelmente no sentido da proteção à saúde da população, e é esse o nosso papel”, declarou Antônio Carlos.
Vigilância
De acordo com o secretário de Estado da Saúde, a situação está controlada, porém a SES continua em alerta. “Não há como prevenir a ocorrência de um surto, mas se consegue enfrentá-lo bem. Vamos manter a Vigilância sob orientação do Ministério da Saúde”, disse o gestor.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Ministério aprova ações para controle da meningite – Fotos: Fabiana Costa/SES