Mini-cursos abrem a Semana da Água
Já em comemoração à Semana da Água 2012, que terá sua abertura oficial nesta terça-feira, 20, alunos e técnicos participaram durante a manhã de hoje, 19, no auditório da Codise, dos mini-cursos sobre “Técnicas de Medição de Vazão e suas implicações” e “Monitoramento de Recursos Hídricos- Rede Hidrometeológica Nacional”. O evento é realizado pela Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), em alusão ao Dia Mundial da Água, comemorado no dia 22 de março.
O primeiro mini-curso, que abrangeu a temática “Monitoramento de Recursos Hídricos- Rede Hidrometeológica Nacional”, foi ministrado pelo especialista em recursos hídricos da Agência Nacional de Água (ANA), Matheus Marinho de Farias. Antes de iniciar sua exposição, o palestrante pontuou sobre a Lei Federal Nº 9.984, de 17 de Julho de 2000, que dispõe sobre a criação da Agência Nacional de Água, entidade federal de implementação da Política Nacional de Recursos Hídricos, responsável por promover a coordenação das atividades desenvolvidas no âmbito da rede hidrometeorológica nacional, em articulação com órgãos e entidades públicas ou privadas que a integram, ou que dela sejam usuárias.
Dando continuidade ao mini-curso sobre “Monitoramento de Recursos Hídricos- Rede Hidrometeológica Nacional”, Matheus abordou os tipos de redes que fazem o monitoramento dos recursos hídricos, caracterizando-as como redes básicas, de interesse especifico e de rede estratégica. A partir disso, o especialista expôs os grandes setores de usuários dos recursos hídricos e suas necessidades por informações hidrológicas para irrigação, qualidade da água para abastecimento público entre outras.
Explicou ainda os tipos de monitoramento hidrológico, exemplificando as estações de monitoramento de nível, chuva, vazão, sedimentos e qualidade de água, por estações convencionais e automáticas, mostrando como funciona a operação e a manutenção destes equipamentos em campo. “A ANA coordena a operação das estações de monitoramento hidrológico sobre sua responsabilidade por intermédio de aproximadamente 87 equipes de campo de diversas entidades operadoras, incluindo aquelas do Serviço Geológico do Brasil – CPRM e dos órgãos gestores estaduais.”, pondera.
Outro assunto importante de sua apresentação foram os sistemas de informações sobre recursos hídricos que a própria ANA disponibiliza aos usuários como o HIDRO, SNIRH, HIDROWEB e TELEMETRIA. Em seguida, Matheus falou sobre o sistema de alerta hidrológico em operação no Brasil, na qual apresentou o Sistema de Alerta Contra Enchentes. “Esse sistema consiste na coleta e analises de dados de diversas entidades, elaboração de previsão hidrólogica e transmissão de informações para a Defesa Civil, Corpo de Bombeiro, Polícia Militar, localizadas às margens dos rios Paraguai, Doce e Amazonas”, afirma.
Medição de Vazão
Após o término da primeira apresentação, o palestrante abordou ainda o segundo mini-curso sobre as “Técnicas de Medição de Vazão e suas implicações”, destacando de forma detalhada o método pelo molinete fluviométrico e o método acústico, apresentando as vantagens e desvantagens de cada um deles.
Finalizando o mini-curso, Matheus apresentou ainda o portal de capacitação da ANA como também todos os cursos oferecidos pela mesma de forma gratuita.
Para a deputada estadual Ana Lúcia, que também esteve presente nos mini-cursos, a água é uma tema de extrema importância para a humanidade, uma vez, que a mesma gera vida e saúde para todo e qualquer individuo. “Precisamos debater esse tema constantemente, e esse evento é o momento ideal que a Semarh chama às comunidades, cientistas, a classe política e todos os interessados pela temática para podermos refletir sobre tudo que já foi analisado e todos os avanços, como também os problemas que são criados por uma sociedade tão complexa como a nossa”, enfatiza.
“O mini-curso de hoje tratou sobre as técnicas de mediação de vazão, uma técnica muita utilizada para o monitoramento pluviométrico de nossos rios. Como a Semarh está instalando uma rede de monitoramento pluviométrico associado à implantação do sistema de alertas, na verdade a gente vai trazer um conhecimento de como na prática essas informações são importantes, para que possamos mitigar os problemas de enchentes e os ricos que elas podem trazer para nossa sociedade”, foi o que enfatizou o superintendente de Recursos Hídricos da Semarh, Ailton Rocha.
Presentes
Marcaram presença nos mini-cursos alunos da Universidade Tiradentes, IFS/USJP, Universidade Norte do Paraná, Faculdade Pio Décimo, além de técnicos da Semarh, Tavex Brasil S/A, Deso, Secretaria Municipal de Meio Ambiente e de Recursos Hídricos de Capela, Ecologia de Boquim, Seed, Seplag e da Sociedade Semear.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Minicursos abrem a Semana da Água – Fotos: Igor Andrade / Semarh