Meteorologistas do Nordeste farão previsão do clima para o próximo trimestre
Nos dias 22 e 23 de maio, Aracaju sediará a VI Reunião de Análises e Previsão Climática para o setor do Nordeste do Brasil- Ano 2012. O evento, que tem como objetivo prevê o comportamento do clima para o trimestre (junho, julho e agosto) em decorrência do quadro chuvoso do estado, contará com a participação de meteorologistas dos Centros de Meteorologia do Nordeste e do Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE). O evento acontecerá no Auditório da Codevasf, localizado na Av. Beira Mar, 2150.
A abertura da reunião será na terça-feira, 22, às 9h. Após abertura feita pelo secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos, Genival Nunes, haverá a apresentação dos representantes dos Centros Estaduais de Meteorologia para Análise dos aspectos sinóticos representativos da escala regional referentes aos meses de abril e maio. Já no dia 23, haverá a Análise de grande escala e previsões climáticas para os meses de junho, julho e agosto para o setor leste e norte do Nordeste do Brasil, com a participação dos centros estaduais.
Logo após, haverá ainda, discussões e início da elaboração do Boletim da Previsão Climática. A partir das 14h será feita a Análise de grande escala e previsões climáticas para os meses de maio, junho e julho para o setor leste e norte do Nordeste do Brasil, com a participação dos centros estaduais e o CPTEC. Entre às 17h e 18h ocorrerá a finalização da elaboração do Boletim da Previsão Climática para o trimestre junho/julho/agosto sendo divulgada para a imprensa sergipana.
Segundo o meteorologista da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), Overland Amaral, a reunião tem o propósito de anteceder dados importantes da previsão do tempo e do clima com vistas para o setor leste e norte do Nordeste. “Teremos a previsão para os três próximos meses. A estratégia dessa montagem climática visa orientar e prevenir a população sobre as condições climáticas, em função de setores que necessitam diretamente dessas informações”, justifica.
Para o secretário Genival Nunes, a reunião enfatiza a importância da meteorologia para a região Nordeste e o estado de Sergipe. “As observações meteorológicas são valiosas por permitirem os vários tipos de serviços de avisos nestas áreas. As influências do tempo nesses setores acabam interferindo no transporte de cargas, na execução de serviços, previsão de consumo, épocas de plantio e colheita”, destacou o secretário, enfatizando a segurança da população quando se refere a prevenção de catástrofes de acidentes causadas por eventos climáticos extremos.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]