[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Um auditório repleto de estudantes ávidos por conhecimento e uma equipe de palestrantes empenhada em repassar. Assim foi a abertura da Semana da Alimentação promovida pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com as secretarias de Estado da Inclusão e Desenvolvimento Social (Seides) e a de Agricultura (Seagri), Universidade Tiradentes (Unit) e prefeituras. O evento de ontem à tarde, 15, no auditório da Unit, lembra o Dia Mundial da Alimentação comemorado nesta quarta-feira, 16.

“Palestras como essas nos aproximam mais da realidade, amplia nosso conhecimento e faz com que fiquemos com mais vontade de ir a campo”, disse a estudante do 5º período de Nutrição da Unit, Rita Neves. A colega de turma, Maria Jaqueline Almeida, complementou. “Proporcionam o desejo de mostrar nas comunidades  a importância de uma alimentação saudável”.

Na Semana da Alimentação, uma dezena de municípios sergipanos se comprometeu em desenvolver ações sobre “Sistemas alimentares sustentáveis para a segurança alimentar”, tema proposto este ano pelo Fundo das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO) para a Semana Mundial da Alimentação.

A abertura do evento em Sergipe, na Unit, aconteceu uma mesa-redonda. O gestor da área técnica de alimentação e nutrição da SES, o nutricionista Ronaldo Cruz, a coordenadora do evento, a professora da disciplina saúde coletiva do curso de Nutrição da Unit, Beatriz Bueno, o presidente do Conselho Estadual de Alimentação e Nutrição, Gil Marcos, e a gestora da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), a nutricionista Angélica Freitas, compuseram a mesa. Eles falaram para os alunos sobre alimentação saudável, agroecologia, a legislação que rege sobre segurança alimentar, entre outros assuntos.

Para Ronaldo Cruz, a Semana da Alimentação propicia uma reflexão ampla sobre o os modelos alimentares em curso e a necessidade de criar e manter uma cultura preservacionista.  “É uma temática bastante atual intersetorial e interdisciplinar”, ressaltou. A professora Beatriz Bueno chamou a atenção  para a importância do evento. “Incentiva, impulsiona os alunos a discutir e a propagar esse tema tão importante”.

O presidente do Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional (Consean), Gil Marcos mostrou na sua palestra a legislação que criou o conselho e demais políticas de segurança alimentar e da necessidade da sociedade, e em especial os futuros nutricionistas, a importância da sustentabilidade para assegurar uma alimentação saudável para esta e futuras gerações.

O evento foi encerrado com o lanche. Na manhã desta quarta-feira, a programação da SES prossegue na Praça Fausto Cardoso, a partir das 9 horas,  com uma grande feira de produtos orgânicos, exibição de vídeos e apresentação de grupo teatral. Estudantes do ensino fundamental são os convidados especiais da SES com a participação de duas turmas das Escolas Anísio Teixeira e João Paulo II.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.