Mesa de negociação inicia 2012 com avanços nos trabalhos
Por Jorge Marques, Ascom/SES
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) e as Fundações de Saúde – Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), Fundação Estadual de Saúde (Funesa) e Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH) –, junto aos sindicatos que representam os trabalhadores da saúde, realizaram a primeira reunião da Mesa Permanente de Negociação do Sistema Único de Saúde (SUS) de Sergipe do ano de 2012, na última terça-feira, 17.
Durante o encontro, foi discutida a criação da mesa executiva da Mesa Permanente de Negociação, redimensionamento da carga horária do trabalho, apresentação do calendário de encontros da mesa para o ano de 2012 e a repactuação do prazo de envio por parte do Governo do Estado do Plano de Cargos, Carreira e Vencimento (PCCV) para a Assembleia Legislativa.
Mesa executiva
A Mesa Permanente de Negociações do SUS passará a ter uma mesa executiva, formada por representantes da SES, das fundações de saúde e sindicatos para cuidar da documentação gerada nas reuniões, constituição de uma pauta discutida previamente, além de se responsabilizar pela documentação histórica dos trabalhos realizados nos encontros entre gestão e trabalhadores, baseada nos encontros da Mena Nacional de Negociação Permanente do SUS. “O Ministério da Saúde vai valorizar esse tipo de negociação e a relação que está sendo criada entre os gestores e os trabalhadores de Sergipe. Neste processo formal de respeito ao trabalhador, estamos construindo algo melhor no dia a dia tanto para o trabalhador, quanto para o gestor com foco no usuário”, disse Antônio Carlos Guimarães, secretário de Estado da Saúde.
Carga horária
A partir de uma demanda trazida pelos trabalhadores da saúde, a Mesa Permanente de Negociação do SUS Sergipe encaminhou as discussões sobre a readequação da carga horária de trabalho dos trabalhadores horizontais diurnos dos hospitais da rede estadual. Para a abordagem do tema, foi criado um grupo formado por membros da SES, fundações e sindicatos para organizar o Seminário de Gestão de Trabalho. “A discussão deste tema abre perspectiva para a gente adequar os nossos processos de trabalho tendo com a preocupação benefícios para os trabalhadores e a garantia da melhoria da assistência ao usuário”, afirmou Guimarães.
Plano de cargos
O prazo de envio do Plano de Cargos Carreiras e Vencimentos para a Assembleia Legislativa de Sergipe foi repactuado entre a gestão e os trabalhadores para o mês de junho de 2012. “Quando implantado, o plano será retroativo ao mês de janeiro de 2012. Nós sabemos que não é fácil construir um PCCV, mas esperamos conclui-lo ainda no primeiro semestre deste ano com a contra proposta do Governo do Estado”, disse Augusto Couto, presidente do Sindicato dos Trabalhadores da Área da Saúde (Sintasa).
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Mesa de negociação inicia 2012 com avanços nos trabalhos – Fotos: Wellington Barreto/SES