Memorial da Bandeira é espaço de civismo e cidadania na capital
Com um projeto arquitetônico inspirado no brasão da bandeira de Sergipe e funcionando na Praça da Bandeira, o Memorial oferece aos visitantes uma viagem à história das bandeiras e símbolos brasileiros e os diversos hinos, desde o período Colonial até a República. Os pavilhões dos Estados brasileiros também estão expostos. Além disso, serve como ponto de turismo na capital.
O Memorial, que integra o projeto Museu de Rua, possui salão de exposição, sala de internet para pesquisas e espaço para divulgação de artesanatos, tudo com acesso gratuito. Os visitantes têm o acompanhamento de dois funcionários para orientar durante a visita e para levá-los às histórias dos símbolos e hinos através de ilustrações e textos que explicam sua origem. O espaço está aberto diariamente e é coordenado pela Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju).
Segundo a diretora de Turismo da Funcaju, Tanit Bezerra, um dos incrementos para o grande número de visitas nestes dois anos de funcionamento foi a instalação de uma bandeira nacional, com cerca de 4 m², que tremula dia e noite num mastro com mais de 18 metros de altura. Para ela, o projeto Museu de Rua tem dado oportunidade à comunidade de conhecer “a cultura do país”.
O Memorial da Bandeira reúne os símbolos que representam o país, o estado e o município como forma de abordagem dos sinais representativos de uma abstração, estabelecendo o entendimento, a valorização e o sentido de civismo e cidadania. Bandeiras, brasões e armas estão em mostra permanente para visitas diárias da população e agendadas por escolas para pesquisas. Entre os símbolos expostos no local, destacam-se as 12 bandeiras históricas do Brasil: desde a primeira delas – a bandeira da Ordem de Cristo; até a última – a bandeira provisória da República, que antecedeu a bandeira nacional que hoje representa o país mundialmente. Informações: memorialbandeira@aracaju.se.gov.br / 3179-7471.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Memorial da Bandeira é espaço de civismo e cidadania na capital – Fotos: Márcio Garcez