Memória oficial de Aracaju está guardada no Arquivo Público da Cidade
Datas especiais do calendário local fazem a procura pelo acervo aumentar. “Por ocasião do aniversário de Aracaju tivemos muita procura por fotos e documentos. Os 50 anos do teatro Atheneu também é um importante motivo para a realização de pesquisas”, informou o técnico de assuntos historiográficos Jorge Marcos. Segundo Jorge o arquivo é principalmente freqüentado por estudantes do ensino médio e por universitários, que buscam documentos históricos para a montagem de trabalhos escolares, monográficos e montagem de teses.
De acordo com Jorge Marcos, além de documentos oficiais do município, como ofícios, decretos e memorandos, o arquivo também disponibiliza jornais locais, exemplares do Diário Oficial do Estado, e um acervo fotográfico com mais de 5 mil fotos dos mais diversos temas de grande relevância para a história da cidade. Dispõe também de uma biblioteca de apoio com publicações locais.
Uma parte do acervo existente no Arquivo da Cidade é formada por documentos da Sociedade de Cultura Artística de Sergipe (SCAS). Entre eles fotografias e peças de teatro que guardam a memória cultural de Aracaju. Muitos documentos foram doações de arquivos pessoais. “Recentemente tivemos uma doação de um engenheiro, que nos deu toda a sua documentação com plantas de prédios e casas, uma excelente fonte para estudantes de arquitetura e engenharia”, contou Jorge Marcos.
Mantido pela Prefeitura de Aracaju, o arquivo localizado na avenida Hermes Fontes – 399, é ligado a Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Esportes (Funcaju). Fica aberto ao público de segunda-feira à sexta-feira, das 8 horas às 17 horas. Maiores informações pelo número 3179-1381.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Memória oficial de Aracaju está guardada no Arquivo Público da Cidade – Fotos: Wellington Barreto