[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Membros do Conselho Consultivo da Área de Proteção Ambiental do Litoral Sul de Sergipe (Apa Sul) – área gerida pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh) – participaram da 4ª Reunião Ordinária do conselho. A reunião, que ocorreu na manhã desta sexta-feira, 15, na sede administrativa da Apa, teve como objetivo apresentar as atividades desenvolvidas durante os períodos de 9 de fevereiro até o dia 15 de Julho, e os agendamentos das atividades a serem desenvolvidas durante esse segundo semestre.

Antes de realizar a reunião – a qual o conselho é formado por membros da Sociedade Civil organizada e órgãos governamentais – a coordenadora adjunta e técnica ambiental da Semarh, Mélanie Alves Nascimento, leu para os membros do conselho a última ata, referente à terceira reunião do conselho, realizada durante o dia 9 de fevereiro deste ano. Na ocasião, Mélanie apresentou ainda as atividades realizadas durante a última reunião, destacando a apresentação de projetos atualmente desenvolvidos pelo Instituto de Pesquisas em Tecnologia e Inovação (IPTI) e a inclusão da Apa Sul de Sergipe como componente colaborador na execução de serviços.

Já as atividades da 4ª reunião foram coordenadas pelo gestor da Apa Sul, Paulo César Umbelino de Oliveira, que destacou para os membros do conselho consultivo os resultados de pareceres emitidos pela gestão da Apa Sul – a respeito dos diversos condomínios em processo de licenciamento ambiental.  Paulo César falou também sobre as atividades desenvolvidas mediante as eco trilhas realizadas com os alunos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), redes particulares e municipais de ensino.

O gestor frisou a participação da APA Sul no turismo de base comunitária, sendo realizada no município de Santa Luzia do Itanhy – em parceria com o IPTI – visando a realização de eco trilhas, promovendo a educação ambiental no exato município. O Paulo César pontuou ainda sobre o curso de capacitação em eco trilhas para os professores de ciências, biologia e geografia do município de Santa Luzia do Itanhy, frisando que os mesmos poderão incluir no ano de 2012, em seu projeto anual, as atividades de eco trilhas em suas atividades disciplinares.

Previsão de trabalhos

Já para o segundo semestre desse ano, o gestor da Apa Sul mencionou que continuará ministrando os cursos para os demais municípios que compõe a referida Unidades de Conservação (UC) – Estância, Indiaroba e Itaporanga D’Ajuda. “É importante apresentar para os membros do conselho consultivo as atividades desenvolvidas dentro da UC, buscando também opiniões, sugestões, visando a melhoria de um melhor desempenho da Apa Sul”, frisou Paulo César.

Participantes

Participaram da 4º Reunião Ordinária membros da Semarh, Secretaria Municipal de Urbanismo Meio Ambiente de Estância, Adema, UFS, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Renováveis (Ibama), Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), Secretaria de Meio Ambiente de Itaporanga D’Ajuda, Associação de Moradores e Vizinhança do Bairro Santa Cruz, Associação Comunitária da Ilha Mem de Sá e Cãibras, ONG Água é Vida, Fundação Pró-Tamar, CBH Rio Piauí, IMA, Saae e o Pelotão Ambiental.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.