[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O Comitê da Bacia Hidrográfica do rio Japaratuba realizou durante a manhã desta quarta-feira, 28, a 1ª Expedição do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (CBHJ) e a 6ª Reunião Extraordinária no município de Rosário do Catete. O objetivo foi sensibilizar e mobilizar a população para conhecer a  fonte Caldas, manancial de captação e tratamento de água para o consumo humano da região.

Junto aos alunos de Escolas do município, Estado e de Redes Particulares, os membros do comitê e do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de Cumbe (STTR) verificaram como é feito o sistema de abastecimento de água. Na ocasião, a presidente do Comitê, Rosa Cecília, e um dos representantes do STTR, Josevaldo de Souza Menezes, realizaram a coleta de água, cujo resultado será divulgado em Seminário a ser realizado em dezembro desse ano, no município de Capela.

No evento, todas as informações colhidas durante as visitas técnicas que foram desenvolvidas pela Bacia Hidrográfica do rio Japaratuba, serão divulgadas. Para o secretário de Estado do Meio Ambiente do município de Rosário do Catete, José Antônio Passos, a idéia de levar os alunos para conhecer os processos de abastecimento e tratamento de água é fundamental para todo e qualquer cidadão. “Essa atividade mostra para a população a importância de como está sendo tratada a água que consumimos”, enfatiza.

Gincana

Ao decorrer do dia, alunos das Escolas Municipais Desembargador José Sotero Vieira de Melo, Professor Antônio Santos e Hernestina Silva, Escola Estadual Leandro Maciel e da Escola Particular Bem Me Quer, participaram da I Gincana Sócio-ambiental e Cultural com o tema “Água para o Consumo Humano”, onde a garotada apresentou peças teatrais, fotos de trilhas ecológicas, paródias e a construção de um banner educativo mostrando 10 razões para se ter uma água de boa qualidade para o consumo humano. O evento ocorreu no Centro Recreativo Rosarense.

Para a aluna do 9º ano da Escola Municipal Desembargador José Sotero Vieira de Melo, Tainan dos Santos, de 16 anos, as atividades realizadas durante a manhã foi empolgante para todos de sua turma.  “Creio que a gincana irá influenciar a população rosarense sobre como ter uma água de boa qualidade, como também mostrar os benefícios que ela traz para a nossa saúde”, confessa.

Reunião

No período da tarde, foi realizada a 6ª Reunião Extraordinária do CBHJ com a avaliação da 2ª Visita Técnica e a eleição de comissão eleitoral para o processo de renovação dos membros do próprio Comitê.  A Atividade do CBHJ teve apoio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), dos membros do CBHJ, do município de Rosário do Catete, da Prefeitura de Capela, da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Companhia de Saneamento de Sergipe (Deso) e diversas entidades públicas e privadas.

Membros

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba é composto por  48 membros, entre titulares e suplentes. Estes, representantes dos segmentos dos Poder Público: Municipal, Estadual e Federal; Usuários da água; e da Sociedade Civil Organizada.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.