[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A cidade de Siriri sediou durante esta quarta-feira, 10, a 16ª Reunião Ordinária do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba (CBHJ).  Para comemorar o aniversário de instituição do Comitê – criado por decreto estadual em 30 de agosto de 2007 – os membros participaram de uma extensa programação que iniciou com a realização de uma expedição técnica à Fazenda Várzea, localizada no próprio município.

No local, além de uma visita à estação de tratamento da água fornecida pela Deso, os membros conheceram a nascente do Riacho Canabrava, responsável pela captação de água que abastece a cidade.

No decorrer do dia, os membros apresentaram o projeto Preservando Nascentes e Municípios, coordenado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh). A apresentação das ações do projeto, enfocando o trabalho do mesmo para o rio Siriri Vivo, foi feito pela executora do projeto apoiado pela Semarh, a Sociedade Semear.

O Preservando Nascentes e Municípios contempla a continuidade da geração de águas para as bacias, às quais são alimentadas por nascentes e pequenos cursos d’água. Realiza também ações prioritárias de restauração florestal com plantio de mudas de espécies nativas em áreas de preservação permanente; o desenvolvimento de atividades de comunicação social e educação ambiental para as comunidades locais; a produção de material educativo e instalação de estações hidrometeorológicas com o monitoramento da qualidade da água.

Membros

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba é composto por  48 membros, entre titulares e suplentes. Estes, representantes dos segmentos dos poder público,  usuários da água e da  sociedade civil organizada.

Bacia

A Bacia Hidrográfica do Rio Japaratuba possui uma área geográfica de 1.734,59km2, equivalentes a 7,65% do território estadual e abrange 20  municípios.    

Os municípios inseridos são: Carmópolis, Cumbe, General Maynard e parcialmente Aquidabã, Barra dos Coqueiros, Capela, Divina Pastora, Feira Nova, Graccho Cardoso, Japoatã, Japaratuba, Maruim, Malhada dos Bois, Muribeca, Nossa Senhora das Dores, Pirambu, Rosário do Catete, Santo Amaro das Brotas, São Francisco e Siriri, localizados na sua maioria na região do Vale do Cotinguiba.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.