[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Antes mesmo de ficar pronto, o Hospital São Vicente de Paulo, em Tobias Barreto, já está de cara nova. Os ajustes e adequações, que inicialmente seriam realizados, foram ampliados e a mudança já está sendo implantada na parte nova da unidade.

“As pessoas questionam porque demos um prazo inicialmente de 30 dias, mas esse prazo era para ajustes apenas. Estamos fazendo mais, com mudanças que transferem os serviços para a parte nova do hospital. Como essa obra tem uma amplitude maior, leva mais tempo. Mesmo assim, a previsão do setor de infra estrutura é que seja concluída dos próximos 15 dias”, explica Alexandra Nogueira, superintendente do Hospital de Tobias Barreto.

As melhorias já foram concluídas em alguns serviços. A farmácia da unidade, que antes funcionava em uma sala perto da entrada, já foi transferida para local adequado, climatizado e com abastecimento regularizado na área nova do Hospital. A organização do espaço surpreende. O local está refrigerado, conta com novas prateleiras e os medicamentos estão organizados por ordem alfabética. “Está muito mais arejada. Com essa organização, a dispensação dos medicamentos está melhor e mais facilitada. Tudo é muito bem distribuído. Fui convocada na última chamada da FHS, estou aqui há pouco tempo e estou muito feliz em fazer parte de uma equipe muito boa. Vim para somar”, comemora Glauce Souza Santos.

Com essa mudança e a chegada de novos servidores, a farmácia passou a funcionar em horário ampliado. Além da farmácia, já foram realizadas as melhorias também na sala de parto, que ganhou uma nova mesa obstétrica.

Clícia Araújo, 40 anos, teve o filho na madrugada de segunda. “Gostei muito do atendimento, recebi assistência da entrada à sala de parto. Tive filho normal e com toda a assistência também depois que meu filho nasceu. Não tenho do que reclamar”, conta.

O hospital já ganhou nova pintura externa e interna e reforma em outras salas. A sala de imunização também já foi transferida e está na área nova.  A cozinha deve ser a próxima transferência. Falta apenas colocação de porta e janelas.

“Um avanço muito importante é sobre a nova sala de estabilização, que vai ampliar um leito, terá sistema de Central de Gases, ou seja, não funcionará com aqueles torpedos. Além disso, haverá um acesso específico para os casos encaminhados à estabilização, além da nova entrada do Pronto Socorro que também vai contribuir para a fluidez dos nossos trabalhos e a comodidade do paciente”, enaltece a coordenadora técnico-administrativa do Hospital de Tobias Barreto, Leiliane Vasconcelos.

Na unidade, que é referência para o município e algumas cidades que fazem divisa com a Bahia, outro avanço é a sala de raio-X. O local que iria receber um equipamento móvel está sendo preparado para instalação de um raio-X fixo. Nesta sala, as obras também estão em fase de conclusão, assim como a da ampliação de mais um consultório médico na unidade.

“Todo o trabalho está sendo feito pela Secretaria de Estado da Saúde e Fundação Hospitalar de Saúde para que o usuário e o funcionário tenham uma unidade com mais espaço, mais qualidade e conforto. Com essas mudanças que já estão contemplando o hospital, o serviço é ofertado com mais qualidade”, pontua a assistente técnica do Hospital de Tobias Barreto, Zaira Oliveira Góes.

Atendimentos

No mês de junho, o Hospital São Vicente de Paulo, em Tobias Barreto, registrou 5571 atendimentos, grande parte relativa à Atenção Primária. Desse valor, 785 foram de pacientes oriundos de municípios baianos como Itapicuru, Lagoa Redonda, Paripiranga e Coronel João Sá.

O Hospital de Tobias Barreto atende os casos de clínica médica de baixa complexidade.  Os casos de média e alta complexidade são encaminhamos para o Hospital Regional de Lagarto e para o Hospital de Urgência de Sergipe (Huse), respectivamente.

Após não encontrar ajuda na rede particular de saúde na região, a dona de casa Maria de Lima levou a filha Geovana para ser acompanhada na unidade. “Há dias ela vem sentindo dores no corpo e muita febre. Não conseguia atendimento e recorri ao Hospital. O atendimento aqui está muito bom. Minha filha está melhor, sendo bem assistida e está no soro. Logo ela vai para casa”, comemora.

A dona de casa Maria Lucia de Jesus também recorreu ao Hospital de Tobias Barreto para procurar ajuda médica para o marido. Muito gripado e com uma infecção no pé, ele também está sendo acompanhado na unidade. “Vim do povoado Monte Coelho porque sei que meu marido seria acolhido aqui. A saúde pública em Sergipe melhorou bastante nos últimos meses. Aqui em Tobias Barreto, evoluiu muito. Venho porque preciso e sempre sou muito bem atendida”, afirma.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.