[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]Para oferecer um serviço de qualidade na área da saúde, a Prefeitura de Aracaju vem buscando desenvolver formas de organizar o trabalho que garantam benefícios para a população em geral. Um exemplo disso é o Acolhimento, método implantado desde a atual gestão que visa uma melhor forma de atender as pessoas que chegam nas Unidades de Saúde solicitando algum serviço.

O que o Acolhimento busca é ouvir o paciente e propor uma solução para seu problema. Cada caso é avaliado em sua necessidade e se o usuário não puder ser atendido no mesmo dia, ele terá a sua consulta agendada. “Antes a gente tinha que vir bem cedinho para marcar alguma consulta sem ter a certeza de que seria atendido”, diz a usuária da US Onésimo Pinto, Marli da Conceição. Hoje, Marli reconhece que a forma de atendimento mudou e trouxe vantagens, entre elas a diminuição das filas e do tempo de espera.

Do ponto de vista da equipe de funcionários, o Acolhimento tornou o trabalho mais eficiente. Para um recepcionista, por exemplo, ficou mais fácil atender quem chega à Unidade, pois o paciente vai ser diretamente encaminhado para o Acolhimento. As consultas somente são marcadas após a avaliação do enfermeiro que ouviu o usuário, agilizando o serviço. No caso do profissional médico a sobrecarga pode ser evitada, já que a quantidade de consultas agendadas é previamente contabilizada incluindo os casos de urgência que podem aparecer.

“Com o Acolhimento a Unidade de Saúde se tornou mais próxima da comunidade. Cada indivíduo que nos procura não é tratado como mero paciente que precisa de tal remédio para curar a dor física. Esse atendimento especial permite que hoje as pessoas sejam atendidas como devem ser, ou seja, como seres humanos que precisam ser ouvidos”, concluiu a auxiliar de enfermagem, Leilza Passos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]

[/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.