Melhoria no sistema público de Saúde é percebida pelos usuários e funcionários
O que o Acolhimento busca é ouvir o paciente e propor uma solução para seu problema. Cada caso é avaliado em sua necessidade e se o usuário não puder ser atendido no mesmo dia, ele terá a sua consulta agendada. “Antes a gente tinha que vir bem cedinho para marcar alguma consulta sem ter a certeza de que seria atendido”, diz a usuária da US Onésimo Pinto, Marli da Conceição. Hoje, Marli reconhece que a forma de atendimento mudou e trouxe vantagens, entre elas a diminuição das filas e do tempo de espera.
Do ponto de vista da equipe de funcionários, o Acolhimento tornou o trabalho mais eficiente. Para um recepcionista, por exemplo, ficou mais fácil atender quem chega à Unidade, pois o paciente vai ser diretamente encaminhado para o Acolhimento. As consultas somente são marcadas após a avaliação do enfermeiro que ouviu o usuário, agilizando o serviço. No caso do profissional médico a sobrecarga pode ser evitada, já que a quantidade de consultas agendadas é previamente contabilizada incluindo os casos de urgência que podem aparecer.
“Com o Acolhimento a Unidade de Saúde se tornou mais próxima da comunidade. Cada indivíduo que nos procura não é tratado como mero paciente que precisa de tal remédio para curar a dor física. Esse atendimento especial permite que hoje as pessoas sejam atendidas como devem ser, ou seja, como seres humanos que precisam ser ouvidos”, concluiu a auxiliar de enfermagem, Leilza Passos.[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]
- Melhoria no sistema público de Saúde é percebida pelos usuários e funcionários – Acolhimento: sistema eficiente