[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) realiza neste sábado, 7, e no domingo, 8, mais uma etapa do programa  de qualificação de  profissionais de saúde na área de Suporte de Vida Avançado no Trauma (Advanced Trauma Life Support). O módulo do curso ATLS está sendo realizado no  Hospital Veterinário Dr. Vicente Borelli, no campus II da Universidade Pio X, em Aracaju. Nesta nova etapa, o curso é destinado exclusivamente a médicos do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e do Hospital de Urgência de Sergipe Governador João Alves Filho (HUSE).

"O curso tem como principal objetivo o treinamento, capacitação e reciclagem dos médicos no atendimento inicial às vítimas traumatizadas", explica o instrutor Valdir Zamboni, cirurgião-geral do Hospital das Clínicas de São Paulo. Zamboni é formado e pós-graduado pela faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).

Segundo o médico, a capacitação vai permitir treinar e reciclar médicos do Samu e do HUSE no atendimento inicial aos pacientes traumatizados a partir de aulas teóricas e práticas. Ao todo, 16 profissionais participam do treinamento, divididos em quatro grupos. Este é o primeiro curso ATLS voltado exclusivamente para os médicos do Hospital de Urgência de Sergipe e Samu.

Com discussões em grupo e aulas práticas, os profissionais são estimulados a aprender mais e compartilhar experiências sobre diferentes tipos de trauma. "Discutimos temas específicos, sempre com foco sempre no atendimento inicial à vitima traumatizada no manejo de áreas como as vias aéreas, trauma abdominal e de crânio, e com abordagens diferentes para cada tipo paciente, a exemplo do idoso e da gestante", explica Valdir Zamboni.

Durante os dois dias do curso, os alunos são submetidos atividades e exercícios, inclusive com a utilização de pacientes simulados, como a avaliação torácica de Raio-X, atendimento de vias aéreas e de choque hemorrágico, dentre outros.

Iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, o evento é organizado pelo Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Samu 192 Sergipe e pelo Centro Educação Continuada (CEC) do HUSE, e foi aberto pela secretária adjunta da Saúde, Mônica Sampaio. A segunda etapa da capacitação está programada para os próximos dias 19 e 20 de julho deste ano.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.