[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Ampliar a discussão sobre o Programa de Mecanização Agrícola. Esse foi o tema abordado por técnicos da Empresa de Desenvolvimento Agropecuário de Sergipe (Emdagro), em reunião do Território Sertão Ocidental de Sergipe, ocorrida na última quarta-feira, 18, no município de Lagarto.

O encontro contou com a participação de representantes de sindicatos, cooperativas e secretários municipais da Agricultura; técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); do delegado do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Adailton Santos; da articuladora do Território Sertão Ocidental, Arlinda Oliveira Souza; e de profissionais de outras entidades e agricultores familiares.
 
A reunião – promovida periodicamente pelo MDA – faz parte da política pública federal de fortalecimento da agricultura familiar do Território Sertão Ocidental. Nela, além do tema sobre a mecanização agrícola, foram abordados assuntos referentes ao decreto de isenção do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) para os produtos provenientes do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE); as orientações para a política de desenvolvimento territorial; e a situação de endividamento dos pequenos agricultores de Sergipe.
 
Sobre o tema Programa de Mecanização Agrícola, o engenheiro agrônomo da Emdagro, Sandro Kruger, deu enfoque sobre os procedimentos operacionais para a execução dos trabalhos de mecanização, além de procedimentos de acompanhamentos e fiscalização dos serviços mecanizados. Kruger esclareceu ainda as responsabilidades dos órgãos envolvidos – como a Emdagro e as Secretarias de Estado da Inclusão e do Desenvolvimento Social (Seides) e da Agricultura e do Desenvolvimento Rural (Seagri) – na implementação e execução do programa.
 
O engenheiro agrônomo explicou ainda a importância do Programa de Mecanização Agrícola para os agricultores familiares dos 29 municípios do semiárido sergipano e demonstrou quantitativamente como se deu os trabalhos nos anos de 2009/2010 e o que se propõe para o ano de 2011.
 
Segundo o técnico, após a apresentação os presentes solicitaram a institucionalização do programa, o que será formalizado pelos integrantes do Território Sertão Ocidental para o Governo do Estado, com vistas a otimizar a implantação desta importante política pública. O objetivo é que o programa de mecanização e distribuição de sementes tenha assegurado os recursos financeiros para que a realização do mesmo se dê impreterivelmente entre os meses de março a abril de cada ano, buscando, assim, maximizar a produção agrícola – uma vez que o programa ocorreria em período chuvoso.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.