[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

O ministro interino do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Laudemir Müller, recebeu na última terça-feira (5), em Brasília, o secretário de Agricultura e Desenvolvimento do estado de Sergipe, José Sobral, para discutir ações de combate à seca na região. Na oportunidade, o secretário sergipano apresentou um projeto de recuperação do rebanho leiteiro, a fim de minimizar os efeitos da estiagem na região do semiárido, beneficiando cerca de 30 mil agricultores familiares do estado.

José Sobral apresentou proposta de produção de forragem adaptada concomitantemente, e sobre o acompanhamento técnico, enfatizando as sequelas que a estiagem tem causado, incluindo a quebra do processo produtivo da parte dos agricultores familiares, muitos também integrantes de assentamentos que, em função de financiamentos junto à rede bancária estão endividados, reivindicando ajuda do governo.

Segundo Laudemir Müller, o MDA está atento às demandas e tem se reunido com governos estaduais a fim de definir estratégias que minimizem os efeitos da seca. “O Governo Federal está trabalhando com bastante intensidade no combate à seca no Nordeste, que é a seca mais severa dos últimos 40 anos. Nesse momento, estamos atendendo mais de um 1,5 milhão de famílias no semiárido com diversas ações, como o auxílio emergencial e o Garantia-Safra”, adiantou. Ainda de acordo com o ministro interino, a determinação da presidenta Dilma Rousseff e do ministro Pepe Vargas é de que se trabalhe na reestruturação produtiva do semiárido.

O secretário de Agricultura e Desenvolvimento de Sergipe revelou que o projeto apresentado ao MDA trará mais qualidade ao rebanho, que, em sua maioria, foi dizimado pelos efeitos da estiagem. “Essa é uma proposta concreta de um estudo feito há mais de um ano no estado de Sergipe, com uma visão de melhoramento da qualidade do rebanho. A expectativa é que o MDA possa, a partir dessa ideia base, desenvolver um projeto de recuperação de rebanho adequado à região, com perfis que possam servir tanto para a produção de carne quanto para a produção de leite e que atenda à demanda do novo semiárido brasileiro que, nos últimos dez anos, vem crescendo e se desenvolvendo economicamente”, assegurou José Sobral.

MDS

O secretário José Sobral, juntamente com a secretária de Estado da Inclusão Social de Sergipe, Eliane Aquino, esteve no Ministério do Desenvolvimento Social, mantendo contato com a Ministra Tereza Campello. Na oportunidade apresentaram reivindicações do Governo de Sergipe, centradas às medidas de combate à seca que assola o Estado, notadamente a região do semiárido, aonde o contingente de produtores rurais se concentram em maioria, os que integram a Agricultura Familiar, alvo da assistência técnica do Governo do Estado.

A secretária Eliane Aquino expôs as dificuldades existentes para materializar o programa de combate à seca em Sergipe e fez reivindicações à Ministra Tereza Campelo, detalhando os diversos itens elaborados pela sua pasta.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.