Maternidade oferece exames de ultra-sonografia a pacientes de alto risco
A Maternidade Hildete Falcão Baptista (MHFB) realiza diariamente cerca de 15 ultra-sonografias em pacientes com gravidezes de alto risco. O exame de imagem é indicado não só para determinar o tempo da gestação, mas também para observar a vitalidade do embrião de forma mais precisa. A avaliação, feita dentro da própria unidade, é oferecida gratuitamente às pacientes internadas nas enfermarias e às mulheres encaminhadas pelas unidades básicas de saúde da capital e do interior do Estado.
Com a ajuda do equipamento, os profissionais podem acompanhar de maneira mais aprofundada o desenvolvimento do feto na barriga da mãe e, assim, facilitar o trabalho da equipe médica em situações de maior urgência como sangramentos e perda de líqüido amniótico.
De acordo com o obstetra João Marcos Alves, o exame funciona como uma espécie de monitoramento do bebê. Através dele, fica mais fácil detectar imediatamente possíveis anormalidades durante o processo de gestação. Pelo sistema ‘doppler’, por exemplo, em que ondas de ultra-som são utilizadas para gerar imagens e sons do fluxo do sangue nas veias e artérias, é possível identificar estreitamentos e obstruções das artérias ou mesmo localizar coágulos em veias.
"Somente desta forma temos maiores condições para concluir se diante de tantos fatores agravantes, o feto tem ou não condições de sobreviver. Como a maior demanda da Hildete Falcão é de gestações de risco, esse aparelho é uma importante ferramenta", explica João.
A estudante Daniele Matos, moradora do conjunto jardim em Nossa Senhora do Socorro, elogiou o serviço. Ela já realizou três exames na maternidade e agora se prepara para a chegada da segunda filha. "Me sinto mais tranqüila quando passo pela ultra-sonografia. Faço questão de saber se tudo está correndo bem", informa Daniele.
Tecnologia e Saúde
O aparelho de ultra-sonografia também oferece outros recursos utilizados para investigação mamária e transvaginal. Através da observação da mama, útero, ovário e trompas, os médicos podem localizar outras doenças como nódulos e miomas.
A integração dos especialistas após o diagnóstico favorece uma ação mais rápida e efetiva para casos de prematuridade, baixo peso, abortamento ou outros tipos de complicações. Com a constatação de alguma anormalidade, a gestante é assistida integralmente facilitando o andamento da rotina dentro da maternidade e assim ajudando a salvar vidas.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Maternidade oferece exames de ultrasonografia a pacientes de alto risco – Foto: Márcio Garcez