Maternidade Nossa Senhora de Lourdes inicia campanha de vacinação interna
Desde a última terça-feira, 11, o Setor de Medicina do Trabalho (SESMT) da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes encontra-se mobilizado em prol da campanha de vacinação interna, que pretende imunizar mais de mil funcionários da unidade contra a hepatite B, difteria, tétano, sarampo, caxumba e rubéola.
Para abranger o maior número de funcionários, optou-se pela vacinação setorizada. “Não precisamos nos deslocar a um posto de saúde para ficarmos protegidos, e com a equipe vindo até o nosso setor facilita ainda mais, pois não necessitamos parar o trabalho por muito tempo para receber a imunização”, diz Cleildiane de Souza, que trabalha na maternidade como secretária.
A campanha segue a norma que é determinada pelo Ministério da Saúde de vacinar os profissionais de saúde visando a prevenção, uma vez que estes, por trabalharem em contato direto ou indireto com os pacientes, são considerados como população de risco. Imunizando os servidores, a ação busca também evitar a contaminação dos pacientes por doenças trazidas pelos profissionais de saúde. “É importante essa prevenção, já que nosso trabalho nos expõe a um contato maior com vários microrganismos causadores de doenças”, comenta a assistente administrativa Silvana Rocha, que participou da campanha na maternidade pela primeira vez, tomando as vacinas para a prevenção do tétano e da hepatite B.
A campanha segue até esta quinta-feira, 13, no horário das 8h às 12h, das 14h às 16h e das 19h às 21h. Os servidores devem levar o cartão de vacina, para facilitar o controle e a atualização das doses aplicadas.
- Maternidade Nossa Senhora de Lourdes inicia campanha de vacinação interna – Foto: Márcio Garcez/SES