Maternidade N. Sra. de Lourdes registra mais de 7 mil atendimentos
Grávida e apresentando um quadro de pressão alta e de hemorragia, a professora Rosângela Ramos procurou a rede particular de saúde para fazer um acompanhamento. Mas, quando soube que o caso era considerado de alta complexidade, não pensou duas vezes e procurou assistência na Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL).
“Aqui me senti segura e acolhida. A equipe é muito ágil e sempre nos orienta sobre todos os procedimentos. O atendimento da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes é um dos melhores que existem”, relata Rosângela, que deu a luz à pequena Camille Vitória há quase dois meses. As duas permanecem internadas na Ala Verde da unidade.
Referência nos auxílio às gestantes de alta complexidade, a MNSL registrou de janeiro a junho de 2013, mais de 7 mil atendimentos. Desses, foi registrado o apoio a 4728 gestantes que apresentaram diabetes, hipertensão, cardiopatia, entre outras patologias. Em relação aos partos, foram 1028 considerados normais e 1244 cesarianas.
De acordo com a superintendente da MNSL, Manuela Oliveira, hoje, muitos atendimentos considerados simples poderiam ser realizados em outras unidades de saúde, mas as gestantes ainda procuram a Nossa Senhora de Lourdes como primeira forma de atendimento.
“Muitas pacientes procuram de forma espontânea a unidade sem apresentar complexidade na gestação, o que ocasiona um fluxo invertido. Os casos de risco habitual, na maioria das vezes, são regulados e encaminhados para outras unidades quando existe disponibilidade de vaga”, esclarece.
A médica e coordenadora de obstetrícia da MNSL, Alba Patrícia, afirma que a divulgação das ações realizadas pela maternidade e a credibilidade dos serviços prestados atraem muitas pacientes.
“No ano passado, médicos e enfermeiros da MNSL participaram de um curso de Qualificação à Assistência Obstétrica com a presença de instrutores do ALSO (Advanced Life Suport in Obstetrics/Brasil), que fizeram demonstrações da técnica do parto a fórceps e das condutas adotadas nas emergências obstétricas. Estes trabalhos proporcionam maior segurança às gestantes e aos profissionais. Estas ações estão sendo bastante divulgadas e chamam a atenção das futuras mamães”, diz.
De acordo com o médico neonatologista, Alex Santana, toda a equipe da unidade está comprometida em oferecer o melhor atendimento às mães e aos bebês.
“Durante o período de internamento, prezamos pelo atendimento individualizado e humanizado. Isso ocorre também durante as consultas de retorno. Esse atendimento diferenciado faz com que as mães se sintam realmente acolhidas e estimuladas a procurar os serviços ofertados pela Maternidade Nossa Senhora de Lourdes”, enaltece.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Maternidade N. Sra. de Lourdes registra mais de 7 mil atendimentos – A professora Rosângela Ramos e sua filha Camille / Fotos: Ascom/SES