[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Como parte do programa de Educação Continuada, a partir de fevereiro, os funcionários da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes passarão por capacitações coordenadas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar. A novidade é o treinamento in loco, ou seja, no próprio setor de trabalho, facilitando a participação dos profissionais e o aprendizado, já que a abordagem vai ser levada de imediato para a prática.

“A intenção é levar as informações para a unidade de produção e abordar temas específicos através de um bate-papo, buscando um formato em que o profissional se sinta mais confortável e tenha um melhor aproveitamento daquilo que está sendo passado”, explica a gerente da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), a médica pediatra Magaly de Oliveira Lins.

A médica pediatra enfatiza que, além dos conhecimentos básicos que integram o conteúdo da capacitação, o curso chamará a atenção dos funcionários no que se refere aos assuntos relevantes sobre infecção hospitalar. “Vamos relembrar noções básicas de controle de infecção hospitalar voltadas para as áreas específicas, como nutrição, lavanderia e higienização, laboratório e outros setores da maternidade”, afirma Magaly.

Conforme o cronograma, as capacitações vão acontecer uma vez por mês, durante uma semana, com turma diferentes a cada dia. As inscrições podem ser feitas na Coordenação de Enfermagem, das 7h às 13h.

Manuais em rede

Durante todo o ano de 2008, o Serviço de Controle de Infecção Hospitalar atuou em todos os setores da maternidade, através de treinamentos para prevenção e controle da infecção hospitalar, visitas técnicas e a confecção de manuais com medidas de prevenção e orientações quanto aos processos de trabalho, além de outras ações.

Os 12 manuais estão disponíveis na versão eletrônica, em rede intranet. O acesso às informações contidas nos manuais pode ser feito por qualquer funcionário da maternidade, mesmo que não exista o acesso à Internet.

“Vamos colocar os manuais à disposição também no portal da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para que outras instituições tenham acesso a essas informações e contribuam para a diminuição da infecção hospitalar, aprimorem a atuação dos funcionários, bem como melhorem o nível de segurança deles, prevenindo contra riscos de acidentes e contágio de doenças infecciosas”, conclui Magaly Lins.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.