[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

A adolescente de 16 anos, M.R.N., deu à luz ao seu primeiro filho, o Vitor Gabriel. O parto normal foi realizado na recém inaugurada maternidade do Hospital Regional José Franco Sobrinho, em Nossa Senhora do Socorro. “Toda vez que eu sentia dor uma médica fazia massagem nas minhas costas para me ajudar. Ela conversava comigo pedindo para eu relaxar”, relatou.

Edna dos Santos foi dar à luz a sua segunda filha na maternidade do Hospital Regional. “Quando comecei a sentir as contrações, minha sogra e meu marido me trouxeram para a maternidade. Não demorou e eu fui levada para a sala de parto pelos profissionais. Agora estou esperando a pediatra dar alta para a Micaele Vitória para ir embora”, contou.

Os dois relatos refletem a qualidade da assistência prestada na maternidade, inaugurada em setembro deste ano. Os novos leitos fazem parte de um conjunto de medidas adotadas pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), para ampliar a assistência materno-infantil na rede hospitalar estadual. A inauguração dessa unidade permitiu que a rede aumentasse em até 400 a capacidade de realização de partos.

Além de ser uma maternidade porta aberta para baixo e médio risco, a unidade viabiliza, também, leitos de retaguarda para a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes que apesar de ser destinada a casos de alto risco, ainda é muito procurada por casos de baixo e médio risco através de demanda espontânea.

Maternidade em números

Entre setembro, mês em que a maternidade de Socorro entrou em funcionamento, e novembro foram realizados 242 partos. Desse total, 157 partos foram normais e 85 cesáreos. Somente em 2012, foram realizados 2.921 atendimentos obstétricos e ginecológicos e 11.322 pediátricos na unidade.

“Além da maternidade, o hospital realiza uma média de sete mil atendimentos por mês na clínica médica, pediatria, obstetrícia, neonatologia e anestesia. Em todos os setores contamos com médicos, enfermeiros e auxiliares de enfermagem. Além de ampliar o atendimento às gestantes, as unidades funcionando em rede dão mais segurança à mãe e garantem a chegada saudável do bebê, já que é possível encaminhar a paciente para a unidade mais adequada a depender da complexidade do caso”, explica Genisete Pereira, superintendente da unidade.

Lotação sob controle

Além da abertura da maternidade do Hospital de Socorro, foram contratados 20 leitos neonatais no Hospital e Maternidade Santa Isabel. A medida permitiu desafogar a Nossa Senhora de Lourdes, superando a situação dramática de superlotação encontrada no mês de junho. O reflexo está no monitoramento diário desse tipo de leito infantil.

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes tem trabalhado com uma margem de vagas nessas unidades de tratamento intensivo, o que não acontecia há muito tempo, dando segurança à necessidade de atendimento de casos de alto risco.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.