[vc_row][vc_column width=”2/3″][vc_column_text]

Nesta quarta-feira, 24 de outubro, a paciente Keliane dos Santos e a filha dela, Maria Vitória, receberam alta após oito dias de internamento na Maternidade Hildete Falcão Baptista. As duas foram protagonistas de uma situação incomum na unidade de saúde. Mãe da primeira filha aos 20 anos de idade, a dona de casa enfrentou os nove meses de gestação com um cisto nos rins.

A maternidade atende normalmente a pacientes de alto-risco, mas, este caso em especial, foi considerado de extrema complexidade pela equipe multiprofissional de médicos, enfermeiras e assistentes sociais que o acompanhou.

Segundo Keliane, o problema do cisto começou na adolescência, mas ela nunca teve a oportunidade de realizar uma cirurgia em Japaratuba, município onde mora com a família. A paciente, que aumentou 19 quilos durante a gravidez, conta que ao procurar a Hildete Falcão teve toda assistência necessária. "Aqui nunca me faltou nada. Como eu fiquei com essa barriga muito pesada, sempre tinha alguém me ajudando na enfermaria", informou.

A nova mamãe chegou a realizar uma punção para retirada de líquido da barriga e na última segunda-feira, 22, passou por uma cesárea realizada pelos obstetras George Correia e José Pinheiro de Brito. O marido da paciente, Wagner Lopes, revelou que momentos antes do parto chegou a ficar muito angustiado, mas confiou na equipe de trabalho. "Eu coloquei toda a minha fé nos médicos e no final sabia que ia dar tudo certo", contou.

Maria Vitória nasceu saudável, pesando 3,4 quilos. A avó da recém-nascida não escondeu a alegria de ver a neta saudável depois de tanta expectativa. Dona Maria José garantiu que vai cercá-la de cuidados e muito carinho. "Lá em casa, estão todos ansiosos para ver a menina. Teve gente que não acreditou que ela pudesse sobreviver", disse.

Encaminhamento

A paciente Keliane dos Santos vai se recuperar do parto cesáreo na residência dela. A cirurgia para retirada do cisto deve acontecer no Hospital Cirurgia, dentro de quatro meses, tempo necessário para que ela esteja apta a passar por outro procedimento cirúrgico. Até lá, mãe e filha serão acompanhadas pelos profissionais da Hildete Falcão. A pequena Maria Vitória vai ser avaliada regularmente por pediatras no ambulatório da maternidade.

[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text] [/vc_column_text][/vc_column][/vc_row]

Comments are closed.