Marcelo Déda recepciona o embaixador da Bélgica
Uma visita de cortesia e que pode gerar ações de colaboração científica, cultural e turística. Assim podem ser definidos os objetivos da visita que o embaixador da Bélgica no Brasil, Claude Misson, realiza no estado de Sergipe. Ele foi recepcionado pelo governador Marcelo Déda na manhã desta segunda-feira, 24, quando conheceu o Palácio-Museu Olímpio Campos, no Centro da capital.
“Nós, em Sergipe, temos a maior vontade de colaborar para o estreitamento dos laços do Brasil com a Bélgica, pois temos grande admiração, respeito e afinidades com os belgas, graças à herança latina”, declarou o governador Marcelo Déda, ao versar sobre aspectos da história, política e desenvolvimento econômico de Sergipe durante a visita.
Segundo Déda, receber o embaixador belga é motivo de muita alegria. “Em nome do povo sergipano, quero expressar a nossa admiração, carinho e respeito pelo povo e pelo Estado Belga. Todos serão sempre bem vindos, tanto quando vierem como turistas, quanto como investidores para se integrarem ao nosso desenvolvimento econômico. Tenham certeza que serão muito bem recebidos pelo povo sergipano e pelo estado de Sergipe”, afirmou o governador, ao revelar boas lembranças que guarda da Bélgica, onde esteve no final dos anos 1990, ainda como parlamentar federal.
Cooperação
De acordo com o embaixador Claude Misson, há grandes possibilidades de serem estabelecidas parcerias entre a Bélgica e o estado de Sergipe, sobretudo nas áreas de ciência e tecnologia e relações acadêmicas. “Hoje, já estive reunido com diversos secretários de Estado, e também vou visitar o reitor da Universidade Federal de Sergipe, justamente para falar desse intercâmbio que é possível em algumas áreas de ciências aplicadas, que são prioridades para as autoridades brasileiras e prioridades para nós também”, disse o embaixador.
Segundo Misson, já há relações consolidadas em várias áreas com o Brasil e, a partir dessa visita, serão prospectadas outras oportunidades com instituições sergipanas.
Nesse sentido, os secretários de Estado do Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, Zeca da Silva, e do Turismo, Elber Batalha Filho, já iniciaram uma interação que culminou com a apresentação de projetos ao embaixador, a exemplo das ações empreendidas pela Fundação de Apoio à Pesquisa e Inovação Tecnológica de Sergipe (Fapitec), que desenvolve ações com pesquisadores de diversos países.
Agradecimento
O embaixador também fez questão de agradecer ao governador pela recepção e disposição apresentada pelos secretários de Estado e integrantes da administração. “Esta é a minha primeira visita oficial a Sergipe e fiquei muito contente com a acolhida que me foi dispensada. Quero agradecer ao governador pela atenção e cortesia que teve comigo, e pelos préstimos dos vários secretários com quem estive”, agradeceu Claude Misson.
Nesta terça-feira, 25, o embaixador conhecerá a região do cânion de Xingó, em Canindé de São Francisco, onde avaliará, além do potencial turístico, alguns exemplos de arranjos produtivos locais.
[/vc_column_text][/vc_column] [vc_column width=”1/3″][vc_column_text]- Marcelo Déda recepciona o embaixador da Bélgica – O embaixador da Bélgica no Brasil
- Claude Missonfoi
- foi recepcionado pelo governador Marcelo Déda no PalácioMuseu Olímpio Campos / Fotos: Marcos Rodrigues/ASN